O executivo Alexandre Alvaro, PhD em Ciência da Computação com passagem pela UFPE, Malardalen University, Royal Academy of Engineering e Oxford University, autor de cinco livros, mais de 70 artigos publicados nacional e internacionalmente e com mais de 15 anos de experiência no mercado de tecnologia, é o novo Chief Operating Officer (COO) da iTalents, a primeira aceleração de carreiras tech do Brasil.
A movimentação acontece após a startup levantar aporte junto a Worldapproach, holding portuguesa controlada pelo investidor Isaías Gomes Teixeira, para aquisição da proDevs, empresa que realiza extensão de times em empresas que buscam a transformação digital e o ganho operacional em suas equipes de TI.
Agora, como COO da iTalents, o executivo estará à frente da EdTech da Startup e da área de Talentos. A EdTech tem como objetivo aproximar necessidades reais do mercado à formação prática de talentos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), tanto no formato de educação livre quanto em educação formal (graduação e pós-graduação lato sensu). A jornada de formação continuada através de micro-formações visa potencializar formações formais de TIC e, será o grande diferencial da EdTech.
Já na área de Talentos, o principal objetivo é fazer a ponte dos alunos egressos, com estratégia contínua, por demanda de talentos de TIC de empresas parceiras e clientes. “São mais de 15 anos de experiência com o segmento educacional em TIC, passando por criação e coordenação de cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu, além de chefiar o departamento de ciência da computação em universidades. Agora, quero trazer a todos os alunos da iTalents projetos inovadores e práticos visando maximizar a ponte com o mercado de TI através de clientes e parceiros”, destacou o executivo.
Revoluções no setor
A iTalents surge no mercado com a missão de atuar na lacuna existente na geração de mão de obra para o mercado tecnológico brasileiro. Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), ao menos 797 mil novas vagas de trabalho no setor de tecnologias serão criadas no Brasil até 2025. Destas, estima-se que 532 mil não serão preenchidas por falta de mão de obra.
A startup foi fundada a partir da convergência de visões de empreendedores e executivos do segmento tecnológico e da educação, que identificaram um grande descompasso entre a formação e a demanda de talentos de tecnologia. De acordo com o Engels Rego, CEO da iTalents, o déficit de profissionais do setor fez surgir diversas alternativas de formação profissionalizante e aceleração de carreira, mas muitos têm tido dificuldades de equilibrar o ensino atualizado e de qualidade para quantidades gigantescas de estudantes com o desenvolvimento de competências demandadas pelas corporações. “Nosso propósito é ajudar a solucionar esse desafio conectando os sonhos e projetos pessoais dos jovens aos planos e objetivos corporativos das companhias”, afirma.
Para cumprir essa missão, a marca atua com formações inovadoras para carreiras digitais, como cursos gratuitos e especializações, que têm um viés mais prático, variando de curta à média duração e sendo realizados em parceria com as empresas demandantes dos talentos de tecnologia. “Queremos empoderar os estudantes com conhecimentos, habilidades e experiências de nível básico em especialidades tecnológicas, de modo que a pessoa possa iniciar sua carreira digital trabalhando como um estagiário, trainee ou analista”, destaca o executivo.