A ROIT acaba de ser tema de um estudo de caso pela Google Cloud como um dos parceiros de destaque que fazem uso das ferramentas de nuvem da gigante norte-americana. Isso porque, para atingir o nível de excelência e crescimento que a ROIT tem galgado nos últimos anos, a parceria com os produtos Google Cloud foi fundamental, o que chamou atenção da empresa para escrever esse estudo.
“Nós priorizamos a excelência, em especial quando o tema é segurança e capacidade de processamento, e, como atuamos com gigantescos volumes de dados fiscais, contábeis e financeiros, somados a processos que envolvem o uso intensivo de inteligência artificial, big data e robotização, ter o poder de processamento Google Cloud é fundamental para o sucesso das nossas soluções”, explica Lucas Ribeiro, CEO da ROIT.
Dentro do Google Cloud, a empresa utiliza BigQuery, Cloud Functions, Cloud Run, Cloud Storage, Cloud Tasks, Firestore, Pub/Sub. Para se ter uma ideia do volume de processamento, por dia são cerca de 400 GB de dados processados no BigQuery, com armazenamento de dados totalmente gerenciado, que permite análise escalonável em petabytes. Com o Cloud Run, são mais de 30 requisições por segundo processadas com a realização de cerca de 2 bilhões de operações mensais, tudo com a maior segurança no gerenciamento de informações.
“Como sempre tivemos uma orientação voltada à inovação e à tecnologia, enxergamos no Google Cloud um maior alinhamento de ideias. Desse modo, avançamos com o uso da plataforma, na certeza de que teríamos novos recursos disruptivos surgindo frequentemente e de que, também, conseguiríamos processar mil ou 100 mil documentos de maneira simultânea, sem nenhum problema”, explica Guilherme Mercurio, CTO da ROIT.
No case, é possível entender a jornada da ROIT para se posicionar como um dos maiores players de mercado, que desde 2018 vem desenvolvendo soluções na nuvem pública, ao utilizar as ferramentas Pub/Sub, para realizar a comunicação entre diferentes aplicativos no envio e recebimento de mensagens, assim como a integração entre outros serviços do Google Cloud, como a sincronização do Firestore com o BigQuery e ações conjuntas entre Cloud Run, Cloud Functions, Cloud Storage e BigQuery, permitindo tanto a recuperação de rotinas passadas quanto o processamento e a ingestão de dados em até 20 segundos.
Outro fator preponderante é a proteção de dados, já que o volume processado é muito grande e a ROIT lida com informações sigilosas de seus clientes. Com o apoio do time de especialistas Google, recentemente uma recomendação relacionada ao Looker, uma plataforma de business intelligence nativa da nuvem, foi colocada na mesa, para aumentar o acesso seguro a dados quase em tempo real, quando e onde se precisar deles.
“O dado passou a ter ainda mais valor para nós. Ter a estabilidade de um provedor de serviços confiável, seguro, com determinados gerenciamentos e certificações é algo sensacional. Contar com o Google Cloud significa isso”, ressalta o CTO da ROIT.
Para Lucas Ribeiro, CEO, o case escrito, além de ser uma excelente maneira de registrar a jornada na empresa, corrobora quanto as decisões estratégicas foram fundamentais para construir o legado da ROIT. “Com esse case, temos um reforço importante quanto à confiabilidade das nossas soluções para o mercado. E agora não somos só nós dizendo que nossa solução é incrível: é a GOOGLE!”.