sexta-feira, 14 de novembro de 2025
SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Home Notícias Opinião

3 benefícios da transformação digital no setor de varejo

Dados de diferentes ferramentas conectados permitirão oferecer uma experiência cada vez melhor ao cliente e mais eficiência ao varejista.

IT Section Por IT Section
06/03/2023 - 11:43
A A
0
Foto: Canva

Foto: Canva

CompartilharPostar

Se ainda havia alguma dúvida sobre a necessidade da transformação digital no varejo, ela foi eliminada pela pandemia. Esse período fez com que os consumidores digitalizassem seus hábitos de consumo e levou os varejistas a transformarem digitalmente seus negócios. Nos Estados Unidos, por exemplo, 85% dos consumidores disseram que a pandemia afetou seus hábitos de compra, em especial o método usado, segundo uma pesquisa do Statista.

A mudança rápida para o comércio digital estabeleceu um padrão alto para muitos varejistas, pois a necessidade de uma experiência cada vez mais personalizada se tornou real. Contudo, muitas marcas tinham sistemas digitais legados e essas empresas tiveram que se adaptar rapidamente para sobreviver.

Muitas empresas ainda estão vivendo o processo de integração de sistemas legados, que limitam uma experiência omnichannel e diminuem as possibilidades dos compradores acessarem produtos ou serviços em seus canais favoritos – site, aplicativo, chatbot ou loja física. Pensando nisso, confira 3 benefícios da transformação digital no varejo:

1) Dados dos clientes conectados

Para realizar vendas e impactar o consumidor da forma mais eficaz, é essencial ter uma estratégia omnichannel que conecte os dados dos clientes. São diversas ferramentas que podem facilitar a vida dos varejistas com essa frente de integração, como o gerenciamento de pedidos, o planejamento de recursos empresariais, análise de pontos de venda, a gestão de relacionamento com clientes e o uso de plataformas de comércio eletrônico.

Em parte das configurações de arquiteturas legadas, a única maneira de visualizar os dados de todos esses sistemas de uma só vez é baixá-los de cada fonte separadamente e combiná-los manualmente. Esse é um processo ineficiente que atrapalha o suporte à venda em vários canais.

O investimento numa integração moderna permite que os dados fluam eficientemente entre os sistemas e assim, permitem que o varejista tenha insights sobre os comportamentos e interesses do consumidor, para que possa oferecer experiências personalizadas da maneira que os compradores escolherem para interagir com você.

2) Supervisão de Pedidos e Inventário

Outro benefício da transformação digital no varejo é a capacidade de conectar e equalizar pedidos em vários canais com uma visão integrada, independentemente da origem de cada compra.

A integração de sistemas legados também pode melhorar a capacidade de gerenciar o estoque, um ponto estratégico para os varejistas. Para oferecer suporte total a uma estratégia omnichannel, é necessário um inventário 100% integrado, assim, evita-se que o estoque tenha produtos esgotados, ou que haja faturamento antecipado ou erros de entrega.

A visão global fornecida pela transformação digital do setor de varejo também permite que o varejista use lojas físicas como centros de distribuição.

3) Melhor eficiência e agilidade

A integração de sistemas legados facilita a automatização de todo o fluxo operacional de uma empresa, desde a geração de pedidos em diversos canais até o acompanhamento da entrega na casa de seus clientes. Com isso, há a redução significativa dos erros e omissões operacionais.

Ao conectar o estoque em locais físicos ao seu sistema centralizado, torna-se simples a execução de uma operação de comércio eletrônico altamente automatizada e de baixo custo, aproveitando suas interfaces e sistemas existentes.

*Por Vitor Sousa, CTO LATAM e Co-founder da Digibee.

Tags: DigibeeTransformação Digitalvarejo
IT Section

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

Veja tambémArtigos

Foto: Divulgação
Opinião

Segurança cibernética 5.0: Quando a defesa aprende a pensar

Foto: Divulgação
Opinião

O custo invisível dos falsos positivos: quando o excesso de alertas compromete a segurança digital

Foto: Divulgação
Opinião

Como a tecnologia está profissionalizando o trabalho autônomo no Brasil

Foto: Divulgação
Opinião

Automação financeira: o avanço necessário para elevar a maturidade e a governança nas organizações

Próximo Artigo
Foto: Canva

Gartner aponta Bitdefender para segurança de endpoint

Por favor, faça login para comentar

Recomendado

Foto: Canva

Trend Micro identifica malware Sorvepotel que se propaga via WhatsApp no Brasil

Foto: Canva

Norton amplia proteção para pequenas empresas contra vazamentos e ataques em redes sociais

Foto: Divulgação

Mercado de aplicações mobile cresce e impulsiona as empresas para a inovação

Trending

Foto: Divulgação

O profissional de TI é o talento humano que dá sentido à Inteligência Artificial

Foto: Divulgação

Desconfie sempre: como o modelo Zero Trust contribui para aperfeiçoar a estratégia de cibersegurança

Foto: Canva

Senior Sistemas adquire a Konviva para fortalecer oferta de educação corporativa

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Categorias

  • Casos de sucesso
  • Entrevistas
  • Negócios
  • Notícias
  • Opinião
  • Produtos
  • RH
  • Segurança
  • Tecnologia

Últimas

Foto: Divulgação

Segurança cibernética 5.0: Quando a defesa aprende a pensar

Foto: Canva

DXC lança Xponential, modelo que acelera adoção de IA em larga escala

  • Sobre
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade

IT Section © 2023 -Todos Direitos Reservados - Powered by ZionLab

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Para saber mais, visite nossa política de privacidade.