A Bitdefender teve sua tecnologia de segurança reconhecida no relatório Gartner® Hype Cycle 2022™ como solução eficiente conforme os novos requisitos para a segurança de dispositivos de borda (Endpoint Security).
Através deste relatório, o Gartner avalia produtos dos principais fabricantes de segurança diante da evolução constante das ameaças e novas formas de violação criadas pelo cibercrime. Entre as categorias rastreadas pelo relatório, a suite GravityZone da Bitdefender foi endossada em três requisitos principais. São eles: a capacidade de “Detecção e Resposta Estendida (XDR)”, Detecção e Resposta de Endpoint (EDR) e Plataformas de Proteção de Endpoint (EPP).
O CEO da Securisoft e country partner da Bitdefender, Eduardo D´Antona, explica que o requisito Plataforma de Proteção de Endpoint (EPP) fornece segurança intensiva para ameaças e violações típicas dos dispositivos de borda (tais como malwares, ransomwares e ataques zero-day). Em paralelo, a inteligência de Detecção e Resposta (EDR) se refere à proteção proativa e às medidas de resposta imediata até mesmo diante de novos tipos de ataque. Já a detecção e resposta estendida (XDR), significa que estes recursos são escalados pela suite Bitdefender para os demais canais e dispositivos de rede.
“Com isto, todas as camadas físicas e de software são cobertas numa estratégia unificada, mais fácil de gerenciar e de configuração mais simples”, assinala o CEO.
Detalhes do Relatório Gartner sobre as categorias:
XDR: De acordo com o relatório, “os produtos XDR reduzem o custo total de gerenciamento de incidentes de segurança, melhoram a eficiência das equipes de resposta a incidentes e otimizam a postura de risco das empresas.
EDR: Na avaliação do Gartner, a “EDR é uma camada de proteção hoje obrigatória para todos os dispositivos e servidores que se conectam a sistemas corporativos ou manipulam dados, sendo essenciais para lidar com as ameaças mais recentes e explorações furtivas, que podem escapar da detecção tradicional.
EPP: Garantindo a defesa de contra-ataques em evolução, os EPPs do mercado estão evoluindo para incluir recursos de detecção e resposta de endpoint (EDR), algo já disponível na suíte GravityZone. O EPP é considerado uma higiene de segurança fundamental para todas as organizações e, segundo o Gartner, já é totalmente implementado em 99% dos endpoints corporativos.
Eduardo D´Antona acrescenta que está havendo aumento exponencial da complexidade e frequência dos ataques de segurança cibernética. Este fator, somado á ameaça contínua de ransomware e à continuação do trabalho remoto, torna a segurança integrada ainda mais indispensável.
Além do relatório “Gartner® Hype Cycle™ de 2022 para Endpoint Security”, a Bitdefender também foi recentemente reconhecida nas categorias XDR e EDR do relatório similar voltado para empresas de médio porte.