A Neogrid, empresa especializada em soluções para a gestão da cadeia de consumo, apresentou receita de R$ 69,8 milhões no quarto trimestre de 2022 e nível de recorrência de 96,9%, com aumento de 2,3 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2021. Em 2022, a receita foi de R$ 265,7 milhões, aumento de 8,2% se comparado a 2021, o que demonstra um recorde em todas as perspectivas.
Os resultados reforçam o avanço da empresa e a recorrência do aumento da receita de vendas e lucratividade no 4º trimestre de 2022. O lucro líquido-caixa foi de R$ 33,3 milhões em 2022, acompanhado de margem líquida-caixa de 12,5% (+1,0 p.p. vs. 2021).
De acordo com o CEO da Neogrid, Jean Klaumann, a companhia segue fortalecida, crescendo receita, gerando caixa e com posição confortável de disponibilidades, o que permite se manterem atentos a oportunidades que possam surgir nos próximos períodos. “Toda essa agenda transformacional só foi e será possível com um time capaz e engajado. Celebramos mais um ano de certificação GPTW e avançamos nos ritos de gestão, fazendo com que as medidas do roadmap de crescimento se consolidassem em uma cultura de alta performance. No 4T22, também realizamos uma adequação de estrutura, reforçando práticas de meritocracia e evoluindo nossa estratégia de investimento nas áreas de produto e vendas, sem aumento geral no custo com pessoal”.
O executivo reforça que a trajetória de construção da nova Neogrid se mostra muito sólida, com a finalização do novo time. “O trimestre fechou com o melhor desempenho de novas vendas (signing) da história da Neogrid, refletindo os avanços estratégicos promovidos, com destaque para o início da reestruturação do time comercial e refinamento dos processos de vendas. O signing do final de 2022 demonstra a estratégia em CPG e Eletro ganhando mais confiança, estabelecendo para 2023 um bom ponto inicial mesmo com possíveis oscilações futuras de segmentos não priorizados. Começa com todos a bordo e preparados para explorar as oportunidades que nossos ativos oferecem”, conta Klaumann.
Destaques operacionais
A Neogrid encerrou 2022 com MRR de R$24,8 milhões, o que representa ARR de R$297,7 milhões, e 6,9% de crescimento vs. dez/2021. A empresa elegeu como estratégia o foco nos segmentos de Consumer Packaged Goods (“CPG”) e Eletro (conforme divulgado a partir do relatório do 2T22). A priorização de mercado combinada ao conjunto de evoluções na execução dos temas de Portfólio, Retenção e Estrutura Comercial contribuíram para o início da retomada de crescimento da receita recorrente no Brasil, resultando em aumento de 14,3% do MRR vs. mar/2022.
A Companhia destaca, ainda, a conclusão da montagem do time de executivos, com o anúncio de Aury Ronan Francisco como novo CFO e Diretor de Relação com Investidores. Aury possui cerca de 20 anos de experiência na área financeira e é formado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Londrina, possui MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas, e é pós-graduado em Gestão de Negócios Globais e Sustentáveis pela Fundação Dom Cabral. Já atuou como Diretor Financeiro e Controller da Movile (controladora de empresas como Ifood, Sympla, entre outras), Diretor de Controladoria no Grupo Dafiti e Gerente Contábil e Administrativo do Grupo Amaggi.
Responsabilidade social e Governança Corporativa
Em novembro de 2022, a Neogrid recebeu uma homenagem da Instituição Amigos do Bem pela parceria firmada em setembro de 2019. A Instituição conta com a assistência de voluntários que cuidam e atendem os problemas das comunidades mais necessitadas do Sertão Nordestino. Além disso, a Neogrid renovou sua certificação ISO 9001:2015 após o processo de auditoria nos sistemas de gestão sob o escopo de desenvolvimento, vendas, entrega e pós-entrega de soluções para a cadeia de suprimentos e demanda e processos de BackOffice, garantindo este selo até 2025.
A empresa também segue fazendo parte do GPTW, apresentando uma redução histórica de turnover, com o maior engajamento de colaboradores na pesquisa.