A Netbr, especialista em tecnologias de identidade e acesso, e a unico, anunciam uma parceria estratégica para o mercado brasileiro de controle e automação da identidade e acesso. O objetivo é alavancar a oferta de serviços de autenticação e autorização de acesso para transações digitais no conceito customer centric. Ou seja, sem a exigência de senhas e da troca constante de login para cada diferente aplicação ou empresa visitada pelo usuário.
A Netbr acumula cerca de 100 casos de arquitetura e automação da identidade no Brasil, América Latina e EUA. Com o acordo, passará a empregar a tecnologia de autenticação biométrica da Unico, com prova de vida e recursos de detecção de fraude, para oferecer experiências de acesso instantâneo com alta segurança e sem atrito.
A cooperação prevê a integração da plataforma da Unico com motores de autorização de acesso automática baseados em protocolos abertos de última e próxima geração, tais como OAuth, FIDO e OpenID .Estes novos protocolos funcionam de forma semelhante à empregada por big techs, como Google, Facebook e Amazon. Neste modelo, os vários players envolvidos praticam uma “confiança mútua” na execução dos acessos, para que o usuário não necessite fornecer documentos físicos ou expor senhas e dados pessoais sensíveis em suas operações.
Tais iniciativas vão beneficiar as centenas de clientes da Netbr e da Unico em áreas de negócio como e-commerce de varejo ou B2B, indústria, open finance, comunicação móvel, distribuição e ecossistemas de seguros. Sua aplicação abrangerá também atividades de RH e manutenção no controle de acesso da força de trabalho e onboarding digital de colaboradores fixos ou temporários.
A Netbr é hoje uma das líderes na América Latina em arquiteturas de acesso com assinatura única (SSO – Single Sign One). Há cerca de dois anos, a empresa introduziu no Brasil o uso de ambiente sem código (ou de baixo código) para a criação de jornadas de acesso de atrito mínimo no paradigma passwordless.
Em 2021, a Netbr foi premiada no Congresso “Ping Youniverse”, da Ping Identity, como responsável pelo “Maior Projeto de Open Banking da América Latina”. Em janeiro de 2023, a Ping Identity reconheceu a Netbr com o título de “Rising Star of the Year” para a América Latina.