sexta-feira, 14 de novembro de 2025
SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Home Notícias Opinião

O que o ChatGPT significa para a Inteligência Artificial?

Executivo da Globant discute quais os efeitos que esta nova tecnologia causa na vida de pessoas e empresas.

IT Section Por IT Section
13/03/2023 - 13:59
A A
0
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

CompartilharPostar

Dois meses após seu lançamento, o ChatGPT já alcançou 100 milhões de usuários. Só para efeito de comparação, o TikTok levou nove meses para chegar a este número. Mas não é só isso. Segundo um relatório da Similarweb, empresa de análise de dados, no mês de janeiro a plataforma alcançou a média de 13 milhões de visitantes únicos por dia. O fenômeno destaca os avanços da Inteligência Artificial. Mas, se já ouvimos falar tantas vezes sobre essa tecnologia, por que ela ainda continua chamando a atenção?

Existem três características principais. A primeira é porque o ChatGPT está disponível para todos. Dessa forma, nos sentimos atraídos a entrar no site e fazer uma consulta em qualquer idioma, sobre diversos temas e esperar que o chatbot “digite” letra por letra sobre o assunto que queremos abordar. Como segundo ponto, podemos citar a naturalidade que este recurso se comunica, ainda que as respostas variem em relação a precisão da informação.

Por fim, este recurso não é simplesmente um algoritmo que responde a determinados assuntos. Esta tecnologia não é aplicada para interpretar, analisar ou classificar, mas sim detém a capacidade de criar, ou seja, inventar uma história com determinados personagens, um roteiro de filme ou até mesmo uma piada.

Durante anos, a inteligência artificial foi introduzida na vida das pessoas. Ao contrário do boom atual, o avanço foi tão gradual e em diferentes direções que alguns não conseguem mais identificá-lo. Hoje, vemos essa tecnologia nas nossas consultas aos motores de busca, nas recomendações que recebemos das redes sociais e até no preenchimento automático de e-mails. Tal como nos parece normal perguntar algo à Siri, Google e Waze, daqui a pouco tempo teremos um chatbot não mais para jogar, mas para resolver outras questões.

Enquanto para usuários o sucesso da inteligência artificial está em ser uma tecnologia incorporada imperceptivelmente, para as empresas é encontrar a melhor maneira de aprimorar o modelo de negócio. A importância do ChatGPT reside fundamentalmente na familiarização das pessoas com a Inteligência Artificial. Esse fenômeno obriga as empresas a se atualizarem e modifica o dilema “a favor ou contra a tecnologia” para “como implementá-la para maximizar os negócios daqui em diante”.

O grande desafio será trabalhá-lo em cima dos valores e da ética da própria organização, ou seja, sem perder de vista o valor humano. Criar uma ferramenta para pessoas não é o mesmo que criar um robô para substituí-las.

Outro ponto que chama atenção no ChatGPT, é a responsabilidade das suas respostas. Ele não reafirma estereótipos e não propaga discursos de ódio ou preconceito. Essa era uma possibilidade, considerando o conteúdo que circula na web e que seu desenvolvimento incorporou a “leitura” de oito milhões de textos e mais de dez milhões de palavras.

Aliás, neste quesito, ele passou no primeiro teste com louvor. Quando perguntado se é melhor ser preto ou branco, ele responde que não existe melhor raça (sic) ou cor de pele, além de destacar sobre estereótipos falsos e ofensivos e alertar sobre conteúdos que violam a política da empresa.

A adesão ao ChatGPT pode não ser mais tão massiva nos próximos meses, mas sua aparição repentina deixará um legado muito maior: a percepção das pessoas sobre a capacidade da Inteligência Artificial. O próximo passo, então, será essa ferramenta, que se baseia na avaliação probabilística de milhões de dados, se tornar cada vez mais específica, respeitando as características técnicas de cada setor.

Diante disso, e contra muitas previsões, o humano não será substituído, mas ocupará funções muito mais estratégicas, direcionando a Inteligência Artificial para não cometer erros, pois sem a consciência humana, ao invés de progresso estaríamos diante de uma ameaça.

*Por Juan Jose Lopez Murphy, head de Ciência de Dados de Inteligência Artificial da Globant.

Tags: ChatGPTGlobantInteligência Artificial
IT Section

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

Veja tambémArtigos

Foto: Divulgação
Opinião

Segurança cibernética 5.0: Quando a defesa aprende a pensar

Foto: Divulgação
Opinião

O custo invisível dos falsos positivos: quando o excesso de alertas compromete a segurança digital

Foto: Divulgação
Opinião

Como a tecnologia está profissionalizando o trabalho autônomo no Brasil

Foto: Divulgação
Opinião

Automação financeira: o avanço necessário para elevar a maturidade e a governança nas organizações

Próximo Artigo
Foto: Divulgação

Quais serviços podem garantir a segurança da TI em 2023?

Por favor, faça login para comentar

Recomendado

Foto: Canva

Zendesk anuncia aquisição da Local Measure para fortalecer soluções de voz com IA

Foto: Canva

Commvault transforma a recuperação de dados cibernéticos com Cleanroom Cloud

Foto: Divulgação

Eficiência e satisfação: RH adota a IA por melhor experiência dentro e fora das empresas

Trending

Foto: Divulgação

O profissional de TI é o talento humano que dá sentido à Inteligência Artificial

Foto: Divulgação

Desconfie sempre: como o modelo Zero Trust contribui para aperfeiçoar a estratégia de cibersegurança

Foto: Canva

Senior Sistemas adquire a Konviva para fortalecer oferta de educação corporativa

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Categorias

  • Casos de sucesso
  • Entrevistas
  • Negócios
  • Notícias
  • Opinião
  • Produtos
  • RH
  • Segurança
  • Tecnologia

Últimas

Foto: Divulgação

Segurança cibernética 5.0: Quando a defesa aprende a pensar

Foto: Canva

DXC lança Xponential, modelo que acelera adoção de IA em larga escala

  • Sobre
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade

IT Section © 2023 -Todos Direitos Reservados - Powered by ZionLab

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Para saber mais, visite nossa política de privacidade.