A OutSystems anuncia uma nova investigação que disseca os custos e os desafios de pessoal da construção de uma infraestrutura de desenvolvimento cloud-native a partir do zero. A investigação “Cloud-Native Development Report: The High Cost of Ownership”, descobriu que o custo total de propriedade (TCO) de uma abordagem tradicionalmente desenvolvida em cloud-native é, em média, de 5,6 milhões de dólares e pode demorar 18 meses.
Para calcular o TCO de uma infraestrutura de desenvolvimento de aplicações cloud-native, a OutSystems analisou os custos acumulados ao construir as primeiras aplicações nessa nova plataforma. O relatório inclui também uma análise detalhada da construção de uma equipe com os conhecimentos necessários. O TCO é decomposto em duas fases:
- Fase 1: Custos Ambientais das Infraestruturas – Em média, as empresas gastarão 2,7 milhões de dólares de base nas suas infraestruturas cloud-native. Estes custos incluem a arquitetura, construção, gestão, manutenção e dimensionamento de toda estrutura. Os custos associados a ferramentas e serviços correspondem a 21% desta fase. Devido à complexidade, a contratação e a integração de peritos cloud-native na equipe também contribuem para o elevado custo. Isto, juntamente com o custo salarial, equivale a 79% do custo total desta fase.
- Fase 2: Custos de Desenvolvimento de Aplicações – Em média, as empresas gastarão 2,9 milhões de dólares na construção das suas primeiras aplicações nesta nova infraestrutura. Estes custos representam uma linha temporal de desenvolvimento de aplicações de 12 meses – uma estimativa conservadora – e o esforço necessário para construir aplicações com a codificação tradicional, bem como a expansão e manutenção da infraestrutura subjacente para apoiar essas novas aplicações cloud-native. Estes custos incluem a formação e requalificação de programadores internos.
A natureza dispendiosa da primeira fase da deriva em parte dos custos de contratação e de integração que está por trás da construção de uma equipe com tais competências especializadas. Kubernetes, microsserviços, arquitetura de serviços nativos da nuvem, CI/CD e DevSecOps estão entre as competências mais difíceis de se contratar e exigem salários mais elevados. Os custos backend da contratação de talentos, tais como a procura em agências/profissionais de recrutamento e o tempo gasto para entrevistar e apoiar novas contratações também vão contribuir para um elevado custo total. A contabilização dos demais custos da Fase 1 é a quantidade de esforço – mesmo depois de uma equipe de peritos ter sido reunida – necessário para integrar as dezenas de novos serviços e tecnologias, a fim de montar toda infraestrutura de tempo de execução.
“As aplicações cloud-native têm vantagens claras sobre softwares antigos. Elas respondem mais rapidamente ao mercado, oferecem uma melhor experiência ao usuário e proporciona uma escalabilidade e resiliência superiores”, disse Patrick Jean, CTO da OutSystems. “Mas esta mudança representa também uma revisão de todo processo tradicional de desenvolvimento de software – processo que a maioria das empresas não está equipada para gerir. O low-code de alto desempenho oferece uma forma de acelerar dramaticamente todo o processo, bem como em reduzir a pressão sobre os programadores e minimizar o custo total global de propriedade”.
OutSystems Developer Cloud reduz custo global e tempo de colocação no mercado da Cloud Native
Agora disponível em todo o mundo, a OutSystems Developer Cloud (ODC), a mais recente solução na Plataforma OutSystems, é a primeira solução de low code de alta performance para a construção de aplicações cloud native. Combina a produtividade radical do low code com as capacidades essenciais necessárias para construir aplicações estratégicas e de missão crítica. O ODC é construído sobre uma arquitetura de ponta que inclui Kubernetes, contentores Linux, microsserviços, serviços de nuvem sem servidor e AWS nativos para lidar com tudo, desde dados e computação até segurança e redes. Com o ODC, os clientes podem construir aplicações de forma rápida e segura que se expandem a centenas de milhões de usuários.
A complexidade e diversidade dos serviços em nuvem significa que pode levar meses a anos – e milhões de dólares – para implementar uma infraestrutura típica de cloud-native a partir do zero, e isso antes mesmo de programadores poderem começar a construir a sua primeira aplicação. O alto desempenho do low-code para um mundo cloud-native ajuda as organizações a aumentar significativamente a produtividade dos desenvolvedores e a evitar gastar os milhões de dólares que seriam necessários para construir aplicações cloud-native a partir do zero.
O relatório completo da OutSystems sobre o custo total de propriedade para o desenvolvimento de aplicações cloud native pode ser lido aqui.