A Neo4j anunciou a extensão da sua parceria estratégica com o Google Cloud, introduzindo uma nova integração com o armazenamento de dados do Google Cloud BigQuery. Os usuários das plataformas podem agora aumentar a análise SQL, com a ciência dos dados grafos e machine learning de forma simultânea, já que a Neo4j fará parte do BigQuery Partner Center, o que permitirá a junção de ambas tecnologias.
A integração do Google Cloud BigQuery permite aos usuários realizar uma análise profunda de grafos a partir dos dados conectados, em conjunto ao sistema Neo4j, e devolver os resultados ao BigQuery para utilização em modelos e análises downstream. Isto significa que os clientes podem construir modelos de dados grafos em BigQuery e movê-los diretamente para o Neo4j Graph Data Science com alguns passos simples, eliminando a necessidade de software extra ou dados encenados num sistema de fila de espera. Além disso, os engenheiros de dados podem trabalhar com o BigQuery para construir modelos para análise profunda de grafos no Neo4j Graph Data Science.
Essa parceria recente tem como marco a enorme aceleração nos avanços da inteligência artificial e do machine learning, dado o desenvolvimento da tecnologia da ciência de dados grafos que tem ajudado as empresas a encontrar relações e padrões ocultos, por meio da análise de bilhões de dados de forma profunda, fácil e rápida. Segundo Gartner, a tecnologia de grafos será utilizada em 80% das inovações de dados e análises até 2025, contra 10% em 2021, “facilitando a rápida tomada de decisões em toda a empresa”.
“À medida que a tecnologia dos grafos continua a avançar, estamos entusiasmados com a expansão da nossa parceria com a Neo4j para introduzir esta nova integração com o Google BigQuery. A poderosa combinação do Graph Data Science com BigQuery permitirá aos clientes resolver problemas ainda mais complexos, com a capacidade de realizar uma análise profunda dos dados grafos de maneira perfeita. Estamos animados em trazer essa novidade ao mercado, juntamente com a Neo4j”, diz Ritika Suri, Diretora de Parcerias Tecnológicas do Google Cloud.
O CEO e co-fundador da NEO4J, Emil Eifrem, também comentou sobre a parceria: “Os cientistas de dados podem agora fazer melhores previsões de IA graças à integração da Neo4j com o Google Cloud BigQuery. A IA alimentada por grafos mudou o cenário para aplicações inteligentes e modelos de linguagem de grande dimensão (LLM), melhorando a sua exatidão e desbloqueando novas possibilidades de casos com algoritmos e visualização de grafos. Estamos animados com o que podemos proporcionar aos nossos clientes, juntamente com este último marco”.
“Escolhemos o Neo4j Graph Data Science com o sistema AuraDS porque é uma infra-estrutura completamente gerida, baseada na nuvem, que possui um conjunto elegante e ferramentas fáceis de usar, além de obter uma extensa biblioteca de algoritmos de ciência de dados prontos para produção que nos dá confiança em nossa plataforma e nos permite focar nos nossos dados e desenvolvimento de aplicações”, disse Matthew Bernardini, Fundador & CEO da Zenapse. “O Neo4j Graph Data Science facilita a quantificação das relações e semelhanças que existem no mundo digital, trazendo à tona novos insights sobre os relacionamentos conectados. Estamos animados com as capacidades de integração entre o Google Cloud BigQuery e o Neo4j AuraDS para explorar ainda mais os conhecimentos de dados adicionais que podem ser descobertos entre as duas plataformas”.
Parceria entre empresas acontece desde 2019
Google Cloud e Neo4j iniciaram a primeira colaboração em 2019, quando a Neo4j tornou-se o primeiro parceiro de base de dados grafos do Google Cloud. O objetivo era assegurar que as empresas tivessem um acesso mais direto aos dados necessários para a transformação digital. A parceria incluía a integração com Vertex AI, uma plataforma de desenvolvimento ML, permitindo às empresas construir e implementar modelos melhores de machine learning baseados em grafos. A relação também beneficiou clientes que complementam a base de dados grafos da Neo4j com dados do Google Cloud’s Enterprise Knowledge Graph para fornecer informações mais completas. Centenas de grandes empresas e PMEs, tais como a Monsanto, Lucinity, PWC Canada, e outras pelo mundo, aproveitaram a Neo4j no Google Cloud para casos como o anti-lavagem de dinheiro (AML), engajamento de clientes, gestão de identidade e acesso e muito mais.
Também está disponível uma demo da Neo4j, mostrando um caso de utilização de redes de navegação e movimentação de carga, por meio de um sistema global de aeroportos. Ao enviar os dados do Google BigQuery dentro do Neo4j Graph Data Science e ML, as ligações entre o processo empresarial e o mundo físico foram facilmente identificadas, destacando ineficiências, quantificando riscos, e identificando interdependências regionais.
A integração da Neo4j para BigQuery está atualmente disponível em uma pré-visualização privada no Google Cloud e deverá estar totalmente disponível ao público a partir de Agosto de 2023. Para mais informações, acesse o link.