Em um ano marcado pela desmutualização da então Câmara Interbancária de Pagamentos que culminou com o lançamento de uma nova marca, a Nuclea faturou R$ 1,3 bilhão em 2022, aumento de 23% em relação ao ano anterior, quando ainda atuava como CIP.
“O ano de 2022 pode ser considerado um marco de grandes transformações”, destaca André Daré, CEO da empresa. A provedora de infraestrutura tecnológica bancária e de pagamentos para o ecossistema financeiro bateu o recorde de 31,3 bilhões operações, o equivalente a R$ 19 trilhões em transações financeiras processadas – aumento de 1,7% e 11,6%, respectivamente.
O Lucro Antes de Imposto de Renda (LAIR) totalizou R$ 576,4 milhões, 32,3% a mais que 2021. A mudança de associação sem fins lucrativos para sociedade anônima de capital fechado trouxe maior flexibilidade para a diversificação no portfólio de soluções da empresa. “Foi um ano de pavimentação para a construção do caminho para os próximos anos da empresa, já que queremos dobrar de tamanho até 2027”, destaca o executivo que foi presidente do Conselho de Administração da Nuclea no ano passado e assumiu como CEO em janeiro.
A mudança de marca em dezembro reflete a mudança no posicionamento da Nuclea, que traduziu o momento da empresa em atuar como “um ecossistema de soluções digitais, centradas no ser humano, promovendo conexão entre dados e inteligência e impactando positivamente organizações e pessoas”, destaca Daré.
Contribuiu para esse desempenho, também, o serviço de Registro de Recebíveis de Cartões. Tomado como o primeiro ciclo completo do serviço, 2022 consolidou a empresa como uma das maiores prestadoras de soluções na categoria.
Sobre investimentos em inovação e novos negócios, a Nuclea concretizou acordos importantes em 2022. O primeiro deles foi a subscrição de debêntures conversíveis em ações na BEE4 em março, representando, pós conversão, participação de 50% na empresa. Já em setembro, ocorreu a subscrição de notas conversíveis na Klavi, que, pós conversão, representou participação de 6,66%.
No ano, a Nuclea também atuou em diversas frentes, orgânicas e inorgânicas, no desenvolvimento de sua infraestrutura e em produtos para acelerar seu planejamento estratégico, como a inauguração do novo parque tecnológico e a mudança de datacenter, além da adoção de cloud computing, trazendo agilidade no atendimento.
Essas ações viabilizaram o desenvolvimento de novos serviços e produtos, dentre os quais destacam-se: Dados & Insights, Modernização da Cobrança, Monitoramento de Recebíveis de Cartões e Antifraude.





