O Instituto da Oportunidade Social (IOS) que acaba de completar 25 anos atuando na formação e empregabilidade de jovens para o mercado de trabalho por meio de cursos gratuitos, em 2022 formou 2.186 jovens profissionais e colaborou com a empregabilidade de 1.264 jovens no período.
Empresas de diversos setores estão são empregadoras dessa força de trabalho qualificada pelo IOS e que também são parceiras da ONG na formação desses jovens, como: Certisign Certificadora Digital, Whirlpool, Mercado Livre, TOTVS, Fundação Getúlio Vargas, Central Nacional Unimed, Assist Card do Brasil entre outras. Do total de jovens empregados, 301 foram contratados por grandes empresas, e os demais divididos entre empresas de médio, pequeno e micro porte.
A ONG tem um banco de talentos formados a partir dos seus cursos e preparados para iniciação profissional que soma mais de 1.300 jovens. Segundo levantamentos do próprio IOS, assim que passam pelos cursos de formação e conseguem emprego, esses jovens aumentam em até 60% as rendas de suas famílias.
Os cursos do IOS são gratuitos e realizados em parceria com empresas situadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Além dos conceitos técnicos, inclui aulas práticas nos softwares, Educação Digital, Português e Matemática, Empregabilidade, Cidadania e Comportamento (Soft Skills). Na grade curricular, também são trabalhados os conceitos e práticas sobre vivência corporativa, para que os alunos aprendam a elaborar e-mails, apresentações e participar de reuniões.
“Apoiar a formação e a empregabilidade dos jovens é a saída para desenvolver tantos talentos que as empresas ainda vão demandar na retomada do crescimento do país”, destaca Kelly Lopes, superintendente do IOS.