Pelo menos 242 instituições de ensino em 24 estados brasileiros usam um software educacional desenvolvido em Medianeira, oeste do Paraná. Nesse município interiorano, de pouco mais de 40 mil habitantes, nasceu em 2006 um projeto de estágio que hoje é uma marca reconhecida no mercado de educação do Brasil: o ERP Jacad.
Tanto que, se estivéssemos numa aula de Língua Portuguesa, poderíamos utilizar o caso como um exemplo da figura de linguagem metonímia – aquela em que se considera a parte pelo todo. Explica-se: é que no mercado de ensino, não raro a empresa desenvolvedora da solução, a SWA, é chamada pelo nome de seu produto carro-chefe.
A importância do ERP Jacad se mede também pelo seu faturamento: em 2022, foram R$ 10 milhões. “E pensar que aquilo que começou como um projeto de estudantes do campus Medianeira da UTFPR [Universidade Tecnológica Federal do Paraná] hoje responde por 7% do mercado, sendo utilizado por 1900 polos de ensino e 500 mil estudantes em todo o Brasil”, sublinha um dos idealizadores e atual CEO da SWA, Leandro Scalabrin.
Para este ano, projeta-se um crescimento de R$ 14 milhões em comparação com os 10 MI faturados no ano passado, além de um aumento de 20% no quadro de colaboradores. O aumento nas receitas se reflete em expansão das equipes. Só no primeiro semestre de 2022, a SWA abriu 54 postos de trabalho, já ocupados com novos funcionários.
Acréscimo também na carteira de clientes: foram 27 novos em 2022. Com isso, a SWA chegou à marca das 242 instituições de ensino atendidas por seus sistemas. Entre essas instituições, estão o grupo educacional Descomplica e centros universitários como UniAmérica, Uniguaçu, Uningá, UniGoiás e UNICV.
Mas, afinal, o que é o ERP Jacad?
Trata-se de um software com recursos para a gestão on-line de processos seletivos, matrículas, rematrículas, contratos, diplomas, bolsas e convênios, compras, estoques e integração contábil, entre outras, no âmbito administrativo, financeiro e contábil.
Ainda, envolve recursos diretamente ligados ao processo de ensino-aprendizagem, como integração com a plataforma Moodle, galeria de cursos e provas on-line.
É aplicável a instituições de ensino de todos os níveis e modalidades: colégios, faculdades, centros universidades, universidades, programas de pós-graduação e escolas técnicas.
A solução é regularmente aprimorada, ressalta o CEO da SWA. “Quando nascemos, incubados pela UTFPR, a internet ainda era algo relativamente novo. A presença da tecnologia nas nossas vidas não era intensa como hoje. Acompanhamos e seguimos acompanhando esse processo de constantes mudanças”.
Passo seguinte: Uma Fintech
O êxito do ERP Jacad e o reconhecimento da SWA pelo mercado fazem a empresa apostar em inovações para o setor educacional. Nos planos, constituir uma fintech especializada em soluções financeiras para empreendimentos de educação. “Queremos ajudar na competitividade de nossos clientes. Boa parte deles é formada por pequenas e médias empresas, com pouca força para negociações com bancos, de tarifas e outras condições”, vislumbra Scalabrin.
O lançamento da fintech está sendo planejado para o ano que vem. Mas não significará mudança de foco da empresa. Ao contrário. Também para 2023, a intenção é colocar no mercado softwares educacionais ainda mais em sintonia com as demandas do setor.
Leandro Scalabrin explica: “estamos atentos a novos modelos e estratégias de gestão das instituições de ensino. Então, temos que oferecer um software cujas configurações e parametrizações estejam em convergência com esses novos modelos e estratégias”.