O segmento de maior crescimento em armazenamento em nuvem são os serviços baseados em arquivos. O armazenamento de arquivos continua sendo um elemento essencial da infraestrutura de TI local e, à medida que aumenta o número de cargas de trabalho de negócios que se deslocam para a nuvem, aumenta a demanda por serviços de armazenamento que podem ser gerenciados perfeitamente em um ambiente híbrido. A International Data Corporation (IDC) prevê que os dados em cloud atingirão uma taxa composta de crescimento anual de 36,3% em 5 anos.
A NetApp e o Google Cloud possuem uma parceria há vários anos para permitir o armazenamento de arquivos de porte empresarial como um serviço totalmente gerenciado. O NetApp Cloud Volumes Service para o Google Cloud possibilita que os clientes executem aplicativos tradicionais e nativos da nuvem sem alterações no código, nos processos e na equipe técnica, simplificando as migrações. A IDC entrevistou seis organizações que utilizaram a plataforma NetApp Cloud Volumes para gerenciar dados em nuvem localizados no Google Cloud. A IDC fez aos participantes uma ampla variedade de perguntas qualitativas e quantitativas para entender o impacto do Cloud Volumes nas finanças, na atuação dos profissionais de TI e em seu negócio. Abaixo estão suas principais conclusões:
Benefícios quantificados
O estudo da IDC se concentrou nos benefícios que as organizações participantes obtiveram ao implantar e usar o Cloud Volumes para gerenciar seus dados no Google Cloud. As seis organizações — que representam os setores de varejo, financeiro, seguros e entretenimento — disseram que conseguiram reduzir significativamente seu custo total de operação com o NetApp Cloud Volumes, visto que é um serviço de armazenamento de arquivos totalmente nativo em nuvem que se integra perfeitamente com o Google Cloud. Esse serviço reduziu a complexidade da segurança e do gerenciamento de dados em nuvem para as organizações participantes. Os participantes também observaram que o NetApp Cloud Volumes foi facilmente dimensionado para atender às demandas do negócio e reduziu significativamente o tempo gasto no gerenciamento de dados e aplicações em nuvem.
Valor comercial
A análise da IDC revelou que as organizações entrevistadas obtiveram uma economia anual média de US$ 4,7 milhões, economia anual média de US$ 730.000 por 100 terabytes utilizáveis, retorno de 10,9 meses e retorno sobre o investimento (ROI) em 3 anos de 457% devido ao NetApp Cloud Volumes. Eles alcançaram esses benefícios por:
- Menos interrupções não planejadas, reduzindo o impacto do tempo de inatividade, do ponto de vista do usuário final e de rendimentos;
- Melhora na produtividade e no desempenho das equipes de TI, como gerenciamento de infraestrutura e equipes de recuperação de desastres, por meio de configuração, auditoria, teste, provisionamento e dimensionamento mais fáceis;
- Promoção de um ambiente de maior produtividade às organizações fomentando um entorno de maior produtividade dos usuários finais e crescimento da receita por meio de um melhor desempenho, mais disponibilidade e agilidade.
Para Marcos Gaspar, District Manager da NetApp Brasil, “À medida que as empresas aumentam a quantidade de dados que possuem na nuvem, é imprescindível que sejam capazes de manter a eficiência tecnológica aliada à lucratividade. Com soluções como Cloud Volumes, a NetApp ajuda as empresas para que possam alcançar esses objetivos, independentemente das circunstâncias macroeconômicas”.
Para acessar o estudo completo, clique aqui.