A Eletromidia (B3: ELMD3) — empresa líder no mercado de OOH (out of home) brasileiro e primeira oferta pública de uma empresa Adtech no país, divulgou seus resultados consolidados do 1º trimestre de 2023 (1T23), encerrado em 31 de março de 2023.
O ano de 2023 marca o primeiro ano da retomada de circulação de pessoas sem restrição e a realização de eventos, o que elevou a audiência nos principais ambientes em que a Eletromidia está presente. Desta forma, a companhia obteve uma Receita Bruta de R$196 milhões no primeiro trimestre de 2023, aumento de 48,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Já o EBITDA Ajustado alcançou R$51 milhões, significativa ampliação em relação ao EBITDA de R$9 milhões do primeiro trimestre de 2022.
A expansão dos painéis digitais em edifícios, sobretudo residenciais, e a digitalização dos ativos de rua, também foram destaques no 1T23. Neste período, a Eletromidia atingiu 63,7 mil faces publicitárias, aumento de 484 quando comparado ao 1T22, sendo o maior número de faces publicitárias em um primeiro trimestre. O crescimento registrado foi impulsionado pela instalação de novas telas em ativos já existentes, digitalização e expansão em elevadores.
“O ano de 2023 celebrou a retomada de circulação sem as restrições da pandemia. O carnaval, uma das festas populares mais importantes do Brasil foi celebrado por inteiro em todo território nacional, com grande visibilidade e alcance de público. Assim como a edição 2023 do Lollapalooza em São Paulo. Com nossa atuação estratégica, a Eletromidia se destacou por oferecer soluções criativas e inovadoras para marcas que buscaram aumentar sua presença e visibilidade durante os eventos. Estando posicionados em locais estratégicos das cidades e com projetos diferenciados, transmitimos mensagens publicitárias, conteúdos relevantes para o público, maximizando o impacto das campanhas de nossos clientes.”, afirma o CEO da Eletromidia, Alexandre Guerrero.
O Lucro Bruto alcançado totalizou R$ 70,7 milhões, um crescimento de 180% em relação ao mesmo período do ano passado. O lucro líquido ajustado, por sua vez, atingiu R$3,5 milhões, representando um crescimento de 155,6% ou R$9,8 milhões em relação ao primeiro trimestre do último ano. A Margem Líquida Ajustada no 1T23 foi de 1,9%, um aumento de 7.7p.p. em relação à Margem Líquida Ajustada de -5,8% registrada no no primeiro trimestre de 2022.
A companhia também seguiu expandindo os investimentos em ESG em suas operações. No mês de fevereiro, a Eletromidia oficializou seu Programa e Estratégia de Diversidade e Inclusão, o Eletro Vozes, que vem sendo preparado desde 2021 com auxílio de uma consultoria especializada no tópico. O objetivo da companhia é se tornar cada vez mais responsável socialmente. Essa ação é mais um passo alinhado ao propósito da empresa de impactar positivamente o mercado e a sociedade.
Já em março, a Eletromidia ampliou a parceria com a Tembici. O projeto, que já estava presente em Brasília, Recife e Rio de Janeiro, agora também conta com uma nova oferta de mídia em Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, contemplando o fornecimento, instalação e manutenção de 194 faces digitais nas cidades. Este é mais um passo importante da Eletromidia na expansão do core business com a consolidação de seu posicionamento no mercado de mídia out-of-home no Brasil na vertical de ruas, atuando em 10 das 11 maiores capitais do país.
“Continuamos a nos preparar diligentemente para capitalizar as oportunidades do mercado, investindo em tecnologia, inovação e parcerias estratégicas que nos permitam avanço contínuo no out-of-home, fruto de uma estratégia equilibrada e consistente, priorizando tanto o crescimento quanto a rentabilidade. Acreditamos que essa combinação de ousadia e determinação é essencial para alcançar nossos objetivos e manter nossa posição de liderança no competitivo mercado de mídia OOH.”, conclui Guerrero.