A GoTo, a empresa que está facilitando o gerenciamento e suporte de TI e a comunicação corporativa com produtos como GoTo Connect e Rescue, anunciou os resultados de seu Relatório 2023 de Prioridades da TI. A pesquisa, conduzida pela Frost & Sullivan e encomendada pela GoTo, olhou para as tendências globais de 1 mil tomadores de decisão em empresas com menos de 1 mil funcionários. Entre as principais tendências, 83% dos respondentes estão considerando consolidar ferramentas de comunicação, gerenciamento e suporte de TI como uma iniciativa importante para 2023. Como benefício adicional, essa consolidação ajuda a aliviar a carga sobre a TI, um objetivo de 92% das empresas entrevistadas.
Conforme a incerteza econômica, os orçamentos restritos e os recursos sobrecarregados continuam a ser a norma, os tomadores de decisão de TI precisam determinar o conjunto certo de objetivos para maximizar seus investimentos, expandir seus negócios e simplificar seus processos. A pesquisa revelou quatro principais objetivos de negócios para garantir o sucesso das empresas e o suporte para seus funcionários e clientes: aumentar a receita, melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e aumentar a satisfação do cliente. As principais tendências descobertas no relatório permitirão que as equipes alcancem essas metas.
Principais tendências de TI
Consolidação para maior produtividade e economia de custos: 41% das empresas estão planejando mudar de fornecedores para reduzir custos. E 83% dos entrevistados consideram a consolidação das ferramentas de comunicação, colaboração, gerenciamento e suporte de TI uma importante iniciativa do ano. São 93% os que concluíram, planejaram ou estão em processo com esses esforços de consolidação. Os principais motivos para essa decisão foram aumentar a produtividade dos funcionários, fornecer soluções mais fáceis de gerenciar para a equipe de TI e reduzir custos.
Com a escolha vem a responsabilidade: quase metade das empresas (48%) disse que era muito importante considerar a redução da carga sobre a TI ao escolher um novo software, em comparação com apenas 35% no ano passado. Para isso, 68% dos líderes das empresas dizem que estão mais envolvidos no processo de compra de produtos e ferramentas do que há um ano.
Suporte às equipes de TI com melhores ferramentas: 65% das organizações dizem ter visto um aumento na carga de trabalho da TI no ano passado. E 92% dos entrevistados disseram que querem reduzir essa carga por meio da escolha certa de software. Além disso, 40% disseram que atualizações e mudanças de ferramentas digitais foram motivadas pela preferência da equipe de TI.
O trabalho híbrido ainda é o favorito: embora a pesquisa tenha visto quase o dobro de colaboradores trabalhando presencialmente no escritório em comparação ao ano passado (36% agora, 19% em 2022), o trabalho híbrido continua sendo o padrão, com metade dos entrevistados dividindo seu tempo entre casa e escritório. Os resultados ano a ano mostram uma redução de 10% no número de empresas que possuem regras oficiais sobre o número de dias que um funcionário precisa ficar no escritório, o que significa que os funcionários ganharam mais flexibilidade.
Busca por novas maneiras de priorizar o cliente: ao mesmo tempo que as ferramentas corretas de comunicação e de suporte de TI devem estar disponíveis para os funcionários, é igualmente importante que as equipes voltadas para clientes tenham a tecnologia certa para oferecer suporte contínuo. Assim, 66% dos entrevistados planejam gastar mais em tecnologia de experiência do cliente em 2023 do que em 2022.
Parceiros desempenham um papel fundamental na tomada de decisões: 44% das empresas escolhem um parceiro para encontrar novas ferramentas de suporte de TI e comunicação empresarial, contra 27% que vão diretamente ao provedor de soluções. A pesquisa constatou um aumento de 55% no uso de parceiros em relação ao ano anterior.
Para mais informações sobre o Relatório de Prioridades da TI da GoTo, acesse o link.