sexta-feira, 14 de novembro de 2025
SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Home Notícias Negócios

Brasileiros fizeram 9,2% menos downloads de apps de compra em 2022

Black Friday foi o período de maior queda nas instalações, o que ajuda a entender os resultados abaixo do esperado pelo comércio nacional.

IT Section Por IT Section
10/05/2023 - 11:43
A A
0
Foto: Canva

Foto: Canva

CompartilharPostar

A RankMyApp – empresa referência global em mobile growth, inteligência de marketing e gestão de mídia mobile first – acaba de divulgar um estudo sobre como os brasileiros se comportaram em relação aos apps de e-commerce ao longo de 2022. E o resultado ajuda a entender por que datas como a Black Friday tiveram resultado abaixo do esperado pelo comércio: de acordo com dados da Play Store e da App Store, o ano passado registrou 19 milhões de instalações desses aplicativos, número 9,2% menor que 2021, quando o total foi de 21 milhões.

Na comparação entre os anos, cinco das sete principais datas do comércio nacional apresentaram queda considerável na quantidade de instalações de apps de e-commerce: Dia do Consumidor (-6,8%), Dia dos Pais (-22,9%), Dia das Crianças (-29,5%), Black Friday (-39,8%) e Natal (-26,4%). Apenas o Dia das Mães (17,1%) e o Dia dos Namorados (14,8%) tiveram alta.

“Ao contrário das expectativas do primeiro semestre, o cenário de instabilidade do mercado, a alta dos juros e o aumento da inflação impactaram também nos apps de e-commerce”, afirma o CEO da RankMyApp, Leandro Scalise. “2022 foi um ano atípico, marcado por eventos dentro e fora do país, como a guerra entre Rússia e Ucrânia, que elevou a inflação mundial, as eleições e a Copa do Mundo, o que impactou todos os setores”, acrescenta o executivo.

Engajamento

Considerando os dados de usuários da Play Store, o estudo da RankMyApp aponta que as verticais de “Artigos Esportivos” e “Móveis & Eletro” tiveram maior volume de usuários ativos por dia e por mês, enquanto “Saúde & Beleza” foi a vertical com maior Engajamento de usuários.

A análise apresenta ainda dados de engajamento separados por ano e categoria: em 2021, “Saúde & Beleza” aparece com 14,45% de Engajamento Médio, “Móveis & Eletro”,

12,58% e “Artigos Esportivos”, 10,94%; em 2022, o melhor índice seguiu com a categoria de “Saúde & Beleza”, com 13,46%, seguida por “Móveis & Eletro”, com 11,99%, e “Artigos Esportivos”, com 10,90%.

Ratings e Reviews

Os dados da RankMyApp analisam ainda os Ratings (classificação) e Reviews (comentários), métricas que impactam na decisão do usuário de fazer ou não um download. Considerando dados da Play Store e da App Store, o número de Reviews caiu 35,6% no período de 2021 a 2022, passando de 104 mil para 67 mil. A média diária passou de 285 para 184 reviews.

Em relação a Ratings, o ano de 2021 obteve média geral de 4,45, de 5 pontos totais, enquanto no ano de 2022 a média caiu para 3,41.

Dados no período de 2018 a 2022

O novo estudo da RankMyApp apresenta ainda dados importantes sobre a evolução dos apps de e-commerce no período de 2018 a 2022:

Evolução no número de downloads de apps de e-commerce

– 2018: 6 milhões

– 2019: 12 milhões

– 2020: 40 milhões

– 2021: 21 milhões

– 2022: 19 milhões

Destaques sobre instalações

– 2018: os meses com maior número de downloads foram janeiro (queima de estoque do fim do ano anterior), novembro (Black Friday) e dezembro (Natal e Ano-Novo);

– 2019: aumento de 20% em relação a 2019, já que a economia brasileira demonstrava sinais de recuperação pós-crise de 2014. O maior número de downloads foi presenciado em janeiro, novembro e dezembro, sendo novembro o mês com maior número de instalações da série histórica (exceção feita aos meses de 2020)

– 2020: alta de 104% em relação ao ano anterior, sendo maio, junho e julho os meses com mais instalações, impulsionados pelos efeitos da pandemia e do isolamento social;

– 2021: queda de 40% em relação a 2020, porém alta de 21% em relação a 2019, sendo os meses com maior número de downloads março (Dia do Consumidor), agosto (Dia dos Pais) e novembro (Black Friday);

– 2022: Houve queda de 9,2% em relação a 2021, com ênfase no 2º semestre. Um conjunto de fatores podem explicar: eleições, copa e alta inflação mundial.

Confira aqui o estudo completo.

Tags: AplicativosE-commerceRankMyApp
IT Section

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

Veja tambémArtigos

Foto: Canva
Negócios

SONDA investe R$ 190 milhões em conectividade e amplia inclusão digital no Brasil

Foto: Canva
Negócios

Tribunal de Justiça da Paraíba eleva desempenho de TI com apoio da Dell Technologies

Foto: Canva
Negócios

TIVIT migra Vertem para nuvem AWS e reduz custos em 30%

Foto: Divulgação
Negócios

Samsung conclui aquisição da europeia FläktGroup

Próximo Artigo
Foto: Canva

Integração de sistemas e conexão entre empresas impulsionam o mercado de TI

Por favor, faça login para comentar

Recomendado

Foto: Divulgação

HP lança nova impressora HP Smart Tank

Foto: Divulgação

Databricks inaugura novo escritório em SP e mira expansão na América Latina

Foto: Canva

Teltec Solutions: nova parceira da Porsche Cup para Gestão de Dados e IA

Trending

Foto: Divulgação

O profissional de TI é o talento humano que dá sentido à Inteligência Artificial

Foto: Divulgação

Desconfie sempre: como o modelo Zero Trust contribui para aperfeiçoar a estratégia de cibersegurança

Foto: Canva

Senior Sistemas adquire a Konviva para fortalecer oferta de educação corporativa

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Categorias

  • Casos de sucesso
  • Entrevistas
  • Negócios
  • Notícias
  • Opinião
  • Produtos
  • RH
  • Segurança
  • Tecnologia

Últimas

Foto: Divulgação

Segurança cibernética 5.0: Quando a defesa aprende a pensar

Foto: Canva

DXC lança Xponential, modelo que acelera adoção de IA em larga escala

  • Sobre
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade

IT Section © 2023 -Todos Direitos Reservados - Powered by ZionLab

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Para saber mais, visite nossa política de privacidade.