A ClearSale (CLSA3), empresa especialista em inteligência de dados e soluções antifraude digital nos mais diversos segmentos, encerrou o primeiro trimestre deste ano com Receita Líquida de R$ 124,6 milhões, crescimento de 18,2% na comparação com o mesmo período no ano passado. Os bons níveis de ARR Venda Nova, que atingiu a marca de R$37,1 milhões, e ficou 34,4% acima do mesmo período do ano anterior, foi impulsionada por segmentos digitais, refletindo os investimentos em desenvolvimento e componentização.
A Receita Líquida da empresa atingiu a marca de R$124,6 milhões, dividida da seguinte forma: E-commerce Brasil: R$74 milhões, E-commerce Internacional R$18,1 milhões e Application Fraud R$32,6 milhões. Além disso, em março deste ano, a quantidade total de clientes da empresa atingiu 7.785, com adição líquida de 210 clientes no trimestre.
O primeiro trimestre marca o início da operação da nova estrutura organizacional da empresa dividida por unidades de negócios (BUs), anunciada no fim do ano passado. A mudança já apresenta benefícios claros, como, a otimização de uso de dados pela unidade de Riscos e a geração de oportunidades de vendas cruzadas entre Bus, por meio de key accounts.
O EBITDA recorrente da companhia apresentou melhora de R$ 37 milhões se comparado ao primeiro trimestre do ano passado, sendo que no Brasil, há um EBITDA recorrente positivo em um trimestre sazonalmente fraco, mostrando que a rentabilidade está on track.
Mudança de CEO
Ao final do ano passado, a ClearSale anunciou um movimento em que Bernardo passaria a se dedicar a assuntos mais estratégicos e voltados à inovação, enquanto Eduardo Mônaco ficaria focado nas questões cotidianas. A partir do dia 15 de maio, o processo conclui-se de forma planejada, tranquila e organizada. Com isso, Eduardo Mônaco, que ocupava o cargo de Diretor Presidente, passa a ser o novo CEO. Ele substituirá Bernardo Lustosa que inicia a sua transição para o Conselho da empresa.
Mônaco está há quase quatro anos à frente da companhia, atuando, primeiramente como como Vice-Presidente de Operações (COO) e depois Diretor-Presidente, e já esteve focado nos times de Operações, Analytics TI, Produtos, Open Innovation, Customer Success e Dados. O atual CEO possui um forte histórico de trabalhos voltados a projetos estratégicos e gestão de equipes.
“Estamos todos animados para este novo capítulo na história da ClearSale. É com orgulho e satisfação que recebemos o Eduardo Mônaco para liderar a empresa como CEO, contribuindo para mais um passo em direção à evolução dos negócios. A partir desse mês de maio, vou atuar como membro do conselho da ClearSale, com a plena convicção de que a empresa está em boas mãos”, comenta Lustosa.
Para os próximos meses, a companhia focará na aceleração de oportunidades em eficiência em custos e despesas, mantendo o novo nível de despesas recorrentes, investindo em melhorias no serviço de prevenção de fraude, experiência do cliente e em novos negócios, bem como fortalecer a cultura de gente e gestão da empresa, que foi certificada pela quinta vez consecutiva como uma Empresa B, com diretrizes que equilibram propósito e lucro, considerando o impacto de suas decisões em seus trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente. A ClearSale permanece focada em capturar os benefícios dos investimentos realizados em componentização e novas soluções da nova estrutura organizacional.