A Alcatel-Lucent Enterprise (ALE) — fornecedor líder em redes da era digital, comunicações e soluções para a nuvem — anuncia a disponibilidade na América Latina de um novo serviço AIOps (Artificial Intelligence for IT Operations), o OmniVista Network Advisor.
A solução é construída com inteligência ALE para fornecer monitoramento e alertas de rede em tempo real. O OmniVista Network Advisor simplifica e acelera o processo de solução de problemas, além de reduzir o tempo de inatividade da rede e melhorar a qualidade da experiência.
A tecnologia atua com proteção proativa para infraestrutura de rede, projetada para reduzir significativamente o tempo desde a detecção do problema até a resolução. Ou seja, as operações diárias do administrador de rede se tornam mais simples.
Com o OmniVista Network Advisor o administrador pode escolher quem é notificado e quais medidas devem ser tomadas para resolver o problema. Ao aproveitar os recursos exclusivos da plataforma Rainbow™ CPaaS da Alcatel-Lucent Enterprise, o aplicativo aciona um sistema de alerta inteligente em uma interface intuitiva e propõe uma ação clara e imediata assim que uma ameaça ou anomalia é detectada. O novo sistema visa corrigir problemas de rede com um toque, detectando erros inesperados do sistema e permitindo que os administradores de rede apliquem a solução instantaneamente a partir de qualquer dispositivo inteligente, em qualquer lugar. Assim, os problemas são resolvidos com muito mais rapidez e sem a necessidade da presença de engenheiros no local.
Por meio dos recursos de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML), o OmniVista Network Advisor expandirá gradualmente os recursos para detectar e antecipar problemas ou anomalias revisando dados históricos para entender o comportamento da rede. Isso significa que mesmo problemas intermitentes podem ser detectados, registrados e resolvidos muito mais rapidamente. O sistema também visa detectar padrões desconhecidos, empregando coleta automatizada de logs para ajudar na correção de novos problemas sem demora.
“As empresas dependem cada vez mais de uma Rede Autônoma. O OmniVista Network Advisor acelera as reações em tempo real a anomalias, para que nossos clientes possam ter a tranquilidade de saber que sua conectividade e operações de missão crítica permanecerão seguras e ininterruptas”, comenta Michael See, CTO da Alcatel-Lucent Enterprise Network Business Division. “Normalmente, apenas 5% dos problemas relatados ao Suporte ao Cliente ALE são novos; portanto, nossa experiência e inteligência são incorporadas à ferramenta para identificar imediatamente a causa raiz de quaisquer problemas e fornecer soluções que podem ser implementadas automaticamente.”
No geral, o OmniVista Network Advisor da ALE visa melhorar a eficiência das equipes de administradores de rede para reduzir o tempo entre a ocorrência de um problema e a sua solução. Ele está disponível para todos os clientes que usam pontos de acesso ALE OmniSwitches ou OmniAccess Stellar.
A evolução do OmniVista Network Advisor, associada à plataforma Alcatel-Lucent Enterprise Rainbow™ CPaaS, facilita a integração com sistemas de terceiros. Exemplos dessa integração incluem criação automatizada de tickets no sistema de gerenciamento de serviços de TI da empresa, colaboração em tempo real com outros especialistas ou interface com outras plataformas de IA. Essa combinação otimiza processos e permite uma resolução mais rápida de ameaças ou problemas associados à rede.