A Globant, empresa nativa digital focada em reinventar negócios por meio de soluções tecnológicas inovadoras, acaba de lançar seu relatório sobre Inteligência Artificial (IA) aplicada a serviços financeiros. Esta indústria procura oferecer cada vez mais soluções com capacidades do recurso, desde a hiperpersonalização à deteção de fraudes, mudando assim, o paradigma do setor.
De acordo com os dados refletidos no relatório, 85% dos executivos de TI no setor bancário têm uma “estratégia clara” para adotar a IA no desenvolvimento de novos produtos e serviços. No entanto, eles devem equilibrar a tecnologia emergente com regulamentações rígidas, mantendo a confiança do cliente. Além disso, 65% dos bancos concordam que a complexidade e os riscos associados ao manuseio de dados pessoais para projetos de Inteligência Artificial geralmente superam os benefícios da experiência do cliente.
Atualmente, já existem casos concretos de como o uso dessa ferramenta tecnológica ajuda a melhorar o setor financeiro. Entre eles estão:
- Gestão de risco: a IA, por meio da análise da informação, identifica padrões de comportamento do cliente que podem revelar anomalias ou fraudes. Por exemplo, ao detectar transações bancárias em áreas geográficas incomuns ou distantes dos locais frequentados pelo utilizador.
- Melhoria da experiência do cliente: a tecnologia também permite que as organizações aproveitem os dados do cliente para fornecer hiperpersonalização e entender o comportamento do cliente. A IA permite que as instituições financeiras adaptem os canais à sua oferta de produtos e determinem o momento, além do caminho exato, para abordar cada tipo de cliente.
- Tratamento de incidentes: sugira a melhor resposta aos agentes que gerenciam canais de bate-papo ou respondem a e-mails com base em informações contextuais do cliente, categorização de incidentes e livros de execução padrão.
- Consultor Financeiro Virtual: os clientes interagem com um assistente virtual por meio do processamento de linguagem natural, permitindo que eles façam perguntas, recebam conselhos e realizem transações financeiras de maneira mais conveniente e intuitiva. A tecnologia também analisa dados de clientes e informações públicas para recomendar estratégias de investimento.
Para saber mais sobre inteligência artificial aplicada ao setor financeiro, acesse o relatório completo aqui.