Muitas empresas em todo o mundo estão prestando mais atenção à experiência de trabalho de seus colaboradores. Elas buscam garantir o seu engajamento e mostrar os benefícios de sua empresa para novos possíveis contratados. A tecnologia tem um papel muito relevante neste processo pois não dá para pensar em um ambiente de trabalho que não seja digital. Isso desencadeou em uma nova necessidade para o mundo corporativo com foco na criação de experiências de local de trabalho digital. Em inglês, chamamos de digital employee experience.
Planejar a experiência do funcionário com o local de trabalho tem se mostrado cada vez mais essencial para o sucesso dos negócios. De acordo com um estudo realizado pela Forrester Consulting, é notado que um engajamento elevado do time está associado a ganhos de produtividade de 18%, além de originar 81% menos absenteísmo e apresentar 10% de indicadores mais elevados relativos à satisfação dos clientes. Estes impactos positivos estão moldando a forma como as organizações definem as suas estratégias de negócio. É o employee experience (EX) impactando diretamente o customer experience (CX), experiência dos consumidores finais, dando vida ao conceito chamado de total experience (TX).
O que estamos vendo é que os departamentos de TI não devem mais fornecer apenas recursos de computação, rede e software para capacitar a força de trabalho remota e digital, mas também fornecer suporte, proteger dados críticos e garantir que as equipes virtuais possam trabalhar de forma produtiva.
Em outras palavras, o local de trabalho digital foi transformado em um ambiente multicanal onde os colaboradores escolhem quais canais desejam usar para se relacionar com toda a organização. O desafio é garantir que esse novo ambiente proporcione uma ótima experiência para os colaboradores e aprimore a colaboração e a cultura organizacional.
Coloco aqui cinco dicas de como planejar e entregar uma melhor experiência digital para os colaboradores dentro da empresa:
1 – Crie um ambiente de trabalho híbrido e colaborativo
Passado o período da pandemia, as empresas retornaram aos escritórios com diferentes abordagens, presencial, híbrido ou home office. Por isso, é preciso criar um ambiente que proporcione a integração e comunicação fluida entre quem está presencial e quem está remoto. O espaço físico precisa ser acolhedor, tecnológico, com ferramentas de colaboração e produtividade, para que os colaboradores aproveitem as vantagens do modelo presencial quando necessário.
Realizar um mapeamento de tudo que envolve o funcionário e seu local de trabalho para obter um relatório de maturidade destes componentes é o primeiro passo para ter uma visão holística do cenário e elaborar um plano de modernização do local.
Um passo crucial nessa jornada é a implementação de ferramentas de colaboração, produtividade, análise de dados, gestão de demandas e armazenamento de arquivos em nuvem com alta disponibilidade. Junto com isso, se faz necessário um plano estruturado de comunicação e capacitação dos colaboradores para que possam tirar o máximo proveito.
2 – Dê mobilidade com segurança
Com grande parte dos colaboradores preferindo o modelo de trabalho remoto, além de um expressivo volume de colaboradores que atuam fora das sedes, visitando clientes e fornecedores, as empresas precisam de recursos e políticas que assegurem a disponibilidade da sua força de trabalho, assim como a segurança de informações sensíveis e confidenciais.
É possível integrar esse time com o restante da comunidade, disponibilizando dispositivos móveis corporativos ou adotando a estratégia do que chamamos de “Bring Your Own Device” (BYOD), com o equipamento pertencendo ao funcionário, mas disponibilizando aplicativos e ferramentas para auxiliá-lo. Isso implica em criar e comunicar políticas de privacidade e segurança e claro, ter uma solução de gerenciamento de dispositivos que permita uma governança centralizada com a implantação de configurações que elevam a proteção contra vulnerabilidades, com múltiplo fator de autenticação, acesso condicional, encriptação de dados e outros.
3 – Introduza automatização para melhorar a produtividade
Num mundo cada vez mais conectado, com múltiplas fontes de informação, integração entre plataformas e valorização da alta produtividade sem deixar de lado a atenção com o fator emocional dos colaboradores, automatizar processos e procedimentos é fator-chave para atingir melhores resultados operacionais com redução de erros de execução e mitigação de riscos.
Em meio a tantos meios de automatização, o conceito de desenvolvimento em low-code e no-code vem se tornando cada vez mais presente nas reuniões de otimização de processos. Devido a possibilidade de trazer o desenvolvimento de software para o alcance dos times de primeiro nível de atendimento e usuário final, a automatização se torna mais simples, rápida e escalável.
Segundo o Gartner, 70% das novas aplicações desenvolvidas pelas empresas utilizarão tecnologias low-code ou no-code até 2025. Como exemplos de algumas possíveis soluções low-code por indústria, podemos citar a verificação de crédito em Finanças, a possibilidade de coletar dados de registros médicos na área de Saúde, o checklist de processos de controle de qualidade em Manufatura e a plataformas de e-commerce no Varejo.
4 – Minimize os riscos ESG
ESG ganha força nas discussões dentro das empresas que estão na busca de minimizar o impacto ambiental e fortalecer sua marca junto aos seus colaboradores e a sociedade. Ter uma estratégia que capacite a empresa a operar de forma sustentável, incluindo seus recursos tecnológicos, é essencial para o sucesso de longo prazo.
Ao migrar sua carga de trabalho para um ambiente em nuvem é possível, por exemplo, por meio de soluções de coleta e análise inteligente de dados contidas nas plataformas dos hyperscalers, calcular e fazer o acompanhamento das taxas de emissão de CO2 proveniente da utilização de serviços em nuvem bem como receber insights sobre ações que previnem a emissão de CO2 contribuindo para um resultado positivo no relatório de sustentabilidade da empresa.
5 – Trabalhe com parceiros estratégicos de tecnologia
Com a complexidade dos ambientes e os desafios de transformação, é muito importante trabalhar com os parceiros estratégicos certos que sejam capazes de identificar as melhores soluções e as ferramentas de gerenciamento digital e investimentos. Dessa forma, ao mesmo tempo em que fornecem suporte contínuo, são um componente crítico no desenvolvimento de experiências mais fortes para os colaboradores.
O objetivo final será proporcionar uma melhor experiência, criando um local de trabalho híbrido, integrado e seguro, preparado para o futuro. O foco será a integração de análise, de tecnologias cognitivas e da automação em todas as soluções para o local de trabalho.
Considero essas cinco dicas como passos essenciais para as empresas pois agora, mais do que nunca, é importante se criar um local de trabalho digital que possa ser continuamente aprimorado. As mudanças impostas às organizações pela pandemia nos deram uma oportunidade para repensar a forma como o trabalho é feito. E não há melhor momento para modernizar o local de trabalho digital do que agora.
Estou certo de que as empresas que aprimorarem a experiência de seus colaboradores, permitindo maior colaboração e produtividade, vão trazer, como resultado, melhores experiências e satisfação dos clientes e ótimos resultados de negócio.
*Por Leonel Assis, Líder de Serviços para Digital Workplace da Kyndryl.













