Gestão de pessoas é um dos principais pilares estratégicos quando o assunto é sucesso nos negócios. Por isso, trabalhar o Employee Experience, significa ter em mãos um excelente termômetro sobre o nível de satisfação dos colaboradores.
Segundo a pesquisa mais recente da Deloitte, 80% dos executivos consideram o Employee Experience “importante” ou “muito importante” para as empresas. O estudo também aponta que os entrevistados entendem que o EX aprimora a retenção de pessoas e influencia na performance dos funcionários, melhorando a produtividade deles. E esta é uma questão bem importante, porque 77% da força de trabalho global está desengajada, gerando um prejuízo estimado em 8,8 trilhões de dólares para a economia global, segundo o Gallup State of the Global Workplace: 2023 Report.
Employee Experience nada mais é do que uma metodologia que coloca o colaborador no centro das tomadas de decisão do RH. Toda sua jornada na empresa é mapeada para que os gestores da área possam promover remuneração competitiva, bem-estar físico e psicológico, para então garantir um excelente clima organizacional através de equipes mais produtivas e engajadas.
Para recalcular a rota e aplicar o Employee Experience, três aspectos devem ser levados em consideração. O primeiro é o suporte, que propõe oferecer um ambiente físico e recursos que atendam as necessidades do colaborador. Isso também engloba promoções e remuneração justa, além de apoio no desenvolvimento de carreira através de aprendizado; o segundo ponto importante que considero é o envolvimento. Antes de mais nada, o colaborador precisa se identificar com os propósitos e valores da empresa e, claro, às funções desempenhadas por ele; o terceiro são as pessoas. Este é um tópico que considero crucial, porque a interação entre o time, liderança e colaborador impacta diretamente o clima organizacional, já que essa troca é responsável por incentivar ou desencorajar um talento.
De acordo com Jacob Margon, uma das maiores autoridades do mundo em liderança, futuro do trabalho e experiência com funcionários, ao analisar estes pilares e entender a importância de aplicá-los, podemos observar 7 vezes mais employer branding. Isso porque, os colaboradores se tornaram advogados da sua empresa e geram 2 vezes mais receita, pois suas necessidades no centro. Desta forma há um significativo aumento da produtividade dos times e 40% menos turnover, o que aumenta as taxas de retenção de talentos.
Inteligência Artificial – Hoje, a Inteligência Artificial também tem colaborado com esse trabalho de Employee Experience, especialmente porque o uso de IA está diretamente ligado a melhora de comunicação, agilidade e boas práticas nas rotinas corporativas. Essa tecnologia pode ser aplicada desde o recrutamento, até administração de pessoal, gestão de aprendizagem, gestão de desempenho, planejamento de carreira, passando por toda a jornada dos talentos da empresa.
Dentre as principais ferramentas de IA no Recursos Humanos, chamo atenção para os chatbots e assistentes virtuais que viabilizam maior agilidade no acesso a informações e contribuem para a resolução de vários assuntos através do celular, via WhatsApp mesmo, gerando praticidade e dando autonomia para as pessoas, sendo elas liderados ou líderes.
Sendo assim, os chatbots podem responder perguntas do dia a dia, oferecendo suporte técnico para perguntas frequentes como férias, holerite, etc; além de colaborar com tarefas como lembretes, agendamento de reuniões, pesquisas e formulários.
As possibilidades são inúmeras, incluindo inserir IA em treinamentos e atividades relacionadas a saúde e bem-estar. Hoje existem várias ferramentas que integram soluções de IA de maneira flexível e modular, dependendo das necessidades de cada empresa e da jornada dos seus colaboradores. Desse modo, talentos e companhia ganham: do primeiro lado há um significativo aumento na produtividade e no desenvolvimento de novas habilidades; em contrapartida, gestores podem se aproximar de suas equipes, monitorar e reverter as principais dores observadas, focando nas demandas estratégias que impulsionam a empresa.
*Por Jéssica Ariane, Head de Produto HCM na Senior Sistemas.