A fim de reduzir o envio de mensagens fraudulentas feitas por usuários em seus sistemas, a Zenvia, por meio de sua plataforma de experiência do cliente, implementou mais uma camada de segurança importante em sua solução de marketing, o Zenvia Attraction. Utilizando funções de inteligência artificial (IA), a empresa visa bloquear, de forma proativa, a distribuição de conteúdos que possam ser danosos aos usuários, como os de engenharia social e phishing.
Em uma iniciativa que surgiu no evento de hackathon interno, focado em desenvolver soluções para os clientes Zenvia usando a tecnologia de IA GPT-3.5, ao identificar o crescimento desses caso, o projeto foi desenvolvido pelo time de engenharia e já implementado no Zenvia Attraction (solução de disparos de comunicação em massa, em múltiplos canais).
“O recurso foi desenvolvido para ser uma nova camada de segurança, evitando uso indevido da solução e não comprometendo nossa infraestrutura atual, garantindo a boa experiência no envio de mensagens dos nossos clientes” afirmou Giuliano Griffante, gerente de produto da Zenvia.
Para isso, são usados padrões que identificam a possibilidade do conteúdo se encaixar nas categorias pré-estabelecidas pela Zenvia como negativas. Dessa forma, não existe também a possibilidade de um cliente com um envio correto e sem intenções maliciosas serem bloqueados ou impedidos de disparar suas mensagens.