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NTT DATA Brasil cria hub de inovação em IA generativa

Profissionais de diversos setores atuam para apoiar clientes na elaboração de casos de uso da nova tecnologia.

IT Section Por IT Section
01/08/2023 - 15:24
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Foto: Canva

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A NTT DATA Brasil, uma das maiores consultorias de TI e Negócios do mundo, criou um hub de inteligência artificial generativa (Gen AI), tecnologia usada no ChatGPT. O grupo, formado por especialistas em inteligência artificial generativa e em diferentes serviços da NTT DATA, atua ao lado de clientes propondo e testando usos inovadores e estratégicos de IA generativa nos negócios.

“O hub consolida nossas capacidades de IA generativa e as torna disponíveis ao mercado”, afirma Evandro Armelin, sócio da NTT DATA Brasil. “Ajudamos os clientes a entrar em contato com essa tecnologia, que tem enorme potencial de criar serviços inovadores e aumentar a produtividade, e testamos aplicações que gerem o maior impacto possível nos seus negócios.”

Expandindo as fronteiras da inovação

O hub funciona desde abril. Desde sua criação, foram realizados cerca de 20 casos em dez clientes, de áreas como bancos, telecom e indústria. “Mostramos aos clientes as possibilidades dessa tecnologia e sugerimos a adoção de casos de uso mais inovadores e com potencial de geração de riqueza e novos negócios, diz Luis Quiles, diretor de Inteligência Artificial da NTT DATA Brasil.

Além de atuar com clientes, os especialistas do hub realizam pesquisas e testes para criar produtos e serviços que serão oferecidos ao mercado e aplicados internamente. “Temos diversas áreas, como, por exemplo engenharia de software que se beneficiam com a IA generativa, permitindo maior eficiência e menores custos”, diz Quiles. Um exemplo é o uso da tecnologia para automatização em programação. A IA generativa permite um ganho de eficiência de entre o 6% e o 40% na geração de códigos.

Os usos da IA generativa

Segundo Armelin, a IA generativa tem sido usada primordialmente em três áreas: atendimento aos clientes, automatização de processos e geração de conteúdo. Um dos exemplos de caso de uso que implementamos para nossos clientes é justamente na área de atendimento aos clientes, na qual aplicamos GenAI para facilitar o acesso do atendente do Call Center às informações que necessita para realizar o atendimento e, assim o ajudamos a encontrar as melhores respostas e soluções, de uma forma mais rápida, agilizando o processo e melhorando a satisfação do cliente”, explica.

A IA generativa também tem sido usada na criação e automatização de campanhas de marketing – gerando os textos e imagens da campanha. O trabalho é similar ao feito por um profissional de marketing: começa com a ideia criativa, a escolha do tipo de comunicação – se mais pessoal ou promocional –, o canal de comunicação, se o foco será num produto particular ou não, o tamanho do texto, entre outros pontos. “Quem utiliza a IA generativa pode definir os parâmetros que considerar convenientes ou deixar que a IA decida por sua conta”, explica Quiles

Quiles conta um caso curioso ocorrido durante os testes com uma empresa da área de telecomunicações. “Num momento, a IA generativa criou campanhas com produtos novos que o cliente não oferecia. O mais impressionante foi que os produtos criados faziam sentido considerando a ideia criativa da campanha e poderiam ser comercializados.”

Segundo Quiles, essa capacidade criativa da IA generativa se deve à sua capacidade de identificar padrões complexos nos dados e, depois, utilizá-los para formar novas combinações e produzindo resultados originais. “A partir dos insumos introduzidos pelo usuário, a IA consegue criar conteúdos surpreendentes que respeitam e incorporam as necessidades do usuário. É um processo colaborativo entre o homem e a máquina”, afirma Quiles.

Tags: ChatGPTInteligência Artificial GenerativaNTT DATA Brasil
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