sexta-feira, 14 de novembro de 2025
SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Home Notícias Opinião

Digitalização de documentos: por onde começar

Vice-presidente sênior da Access Latam explica como se preparar para o processo de digitalização de documentos.

IT Section Por IT Section
03/08/2023 - 11:04
A A
0
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

CompartilharPostar

A jornada de uma organização em direção à transformação digital geralmente começa com um projeto de digitalização de documentos. Embora esse processo possa parecer simples, há muitos aspectos que devem ser levados em conta, como, por exemplo, se será feito internamente ou terceirizado. Essa decisão é geralmente baseada na quantidade de arquivos que a empresa possui.

Existem vários motivos positivos para migrar para um sistema de documentos sem papel. Os registros eletrônicos são mais fáceis de armazenar e localizar, podem ser compartilhados remotamente, reduzem os custos e são realmente melhores de fazer backup. O maior problema é que a maioria dos projetos de conversão começa com uma sala cheia de arquivos e essa tarefa pode parecer assustadora.

Em qualquer caso, a preparação de documentos é um primeiro passo essencial para garantir que um projeto de digitalização corra bem. Por isso que é vital entender como preparar esses arquivos para digitalização.

Antes de qualquer coisa é preciso determinar como esses arquivos serão organizados e nomeados quando digitalizados. Eles serão divididos no nível da pasta, de documento ou outras formas que façam sentido para o negócio? Cada empresa tem uma necessidade. Essa determinação é muito importante para a fase de planejamento, pois com essas informações, os preparadores saberão onde adicionar as folhas de correção ou separadoras, que irão indicar ao scanner ou programa de software de digitalização o início e o fim de um documento ou pasta.

Feito isso, é hora de iniciar a separação e para isso escolha um espaço grande e limpo para manusear os documentos. É preciso remover clipes de papel, grampos, elásticos, notas adesivas e certificar que estão livres de poeira e outros tipos de sujeira. Além de reparar os papéis danificados.

Todo esse trabalho, pode exigir muito tempo da sua equipe, por isso optar por uma solução terceirizada pode ser muito mais vantajoso. Essas empresas contam com especialistas em preparação de documentos garantindo agilidade, economia e qualidade dos arquivos. 

Optar pela terceirização libera sua equipe para atividades mais estratégicas e também elimina a necessidade de altos investimentos em equipamentos, já que essas empresas possuem os dispositivos e a experiência necessários para digitalizar diferentes tipos de documentos. Além disso, é possível saber exatamente os custos, já que o contrato é fechado conforme as necessidades de cada organização.

Embora você certamente possa digitalizar documentos internamente, a terceirização faz mais sentido financeiro, pois libera espaço no escritório, não requer investimento em equipamentos caros e recursos humanos, cria um ambiente seguro para seus dados e gera eficiência com melhor custo-benefício.

*Por Inon Neves, vice-presidente sênior da Access Latam.

Tags: Access LatamDigitalização de documentos
IT Section

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

Veja tambémArtigos

Foto: Divulgação
Opinião

Segurança cibernética 5.0: Quando a defesa aprende a pensar

Foto: Divulgação
Opinião

O custo invisível dos falsos positivos: quando o excesso de alertas compromete a segurança digital

Foto: Divulgação
Opinião

Como a tecnologia está profissionalizando o trabalho autônomo no Brasil

Foto: Divulgação
Opinião

Automação financeira: o avanço necessário para elevar a maturidade e a governança nas organizações

Próximo Artigo
Foto: Divulgação

Alloha Fibra supera 1,5 milhão de assinantes e atinge marco inédito entre ISPs

Por favor, faça login para comentar

Recomendado

Foto: Divulgação

UniDomBosco implanta centro de inteligência de negócio

Foto: Canva

Malwares disparam 94% e desafiam conexões criptografadas, segundo relatório da WatchGuard

Foto: Canva

Check Point adquire a rmsource para expandir serviços de cibersegurança

Trending

Foto: Divulgação

O profissional de TI é o talento humano que dá sentido à Inteligência Artificial

Foto: Divulgação

Desconfie sempre: como o modelo Zero Trust contribui para aperfeiçoar a estratégia de cibersegurança

Foto: Canva

Senior Sistemas adquire a Konviva para fortalecer oferta de educação corporativa

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Categorias

  • Casos de sucesso
  • Entrevistas
  • Negócios
  • Notícias
  • Opinião
  • Produtos
  • RH
  • Segurança
  • Tecnologia

Últimas

Foto: Divulgação

Segurança cibernética 5.0: Quando a defesa aprende a pensar

Foto: Canva

DXC lança Xponential, modelo que acelera adoção de IA em larga escala

  • Sobre
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade

IT Section © 2023 -Todos Direitos Reservados - Powered by ZionLab

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Para saber mais, visite nossa política de privacidade.