O setor elétrico enfrenta constantes desafios no que diz respeito à cibersegurança, com empresas sendo alvo de ameaças cibernéticas cada vez mais sofisticadas. Para auxiliar essas organizações a protegerem suas infraestruturas críticas, a Claroty, empresa líder em proteção de sistemas ciberfísicos (CPS), oferece tecnologias inovadoras e robustas, visando ampliar a visibilidade e proteger os ativos conectados à rede Operativa, e garantir a continuidade das operações.
O crescimento do uso de dispositivos e sistemas conectados à internet, juntamente com a convergência tecnológica, abriram novas brechas na segurança das redes elétricas, de maneira que tais vulnerabilidades possam ser exploradas por cibercriminosos. Assim as empresas do setor elétrico, essenciais no fornecimento de energia, tornaram-se alvos atrativos para ataques cibernéticos com foco em gerar danos significativos e interromper o abastecimento.
A Claroty tem se dedicado incansavelmente ao desenvolvimento de soluções inovadoras de cibersegurança para o setor elétrico. A plataforma da Claroty, por exemplo, oferece visibilidade completa da rede elétrica, permitindo que as empresas identifiquem e monitorem todos os ativos, comunicações e fluxos de dados em tempo real em seu ambiente de rede. Além disso, a solução utiliza algoritmos avançados de análise de tráfego para detectar comportamentos anômalos, incluindo atividades suspeitas de dispositivos e usuários não autorizados, ajudando as empresas a se protegerem antecipadamente contra potenciais ataques. Tudo isso, sem interromper as operações – o que é essencial no setor elétrico, onde qualquer suspensão de abastecimento pode gerar graves consequências econômicas e sociais. Através de seu sistema de detecção e resposta em tempo real, a Claroty permite que as empresas respondam rapidamente a incidentes de segurança, isolando e neutralizando as ameaças, sem afetar a produção de energia.
Em um mundo cada vez mais interconectado, a segurança cibernética é uma prioridade inegociável para as empresas do setor elétrico. “Na busca contínua por proteger infraestruturas críticas do setor elétrico, enfrentamos desafios crescentes em cibersegurança, diz Italo Calvano, Vice-Presidente da Claroty para a América Latina. “Tenho orgulho de liderar uma equipe dedicada a oferecer tecnologias inovadoras e robustas, que garantam a segurança e a continuidade das operações de nossos clientes do setor elétrico – um dos diversos setores de infraestruturas críticas que atuamos. Nosso compromisso é fortalecer as defesas contra ameaças cibernéticas, protegendo o coração da energia no cenário atual de crescente conectividade e vulnerabilidades”, finaliza.