A Think IT anuncia a aquisição do controle societário da White Cube. Os termos do acordo não foram divulgados.
Essa aquisição solidifica a estratégia de fusões e aquisições da Think IT desde seu estabelecimento em 2006, marcando um novo plano de crescimento e direcionamento da empresa. O objetivo é enriquecer o portfólio existente, que engloba soluções e serviços abrangendo segurança cibernética, migração para a nuvem, suporte de infraestrutura e soluções de Edge Computing. Além disso, a aquisição introduzirá serviços e produtos de análise de dados, incluindo Arquitetura, Engenharia e Ciência de Dados, Business Intelligence e Análises, Aprendizado de Máquina e Serviços Cognitivos.
“As empresas estão cada vez mais capturando dados desestruturados, cruzando com informações internas e gerando valor para o negócio através da ciência de dados, aproveitando a inteligência artificial para as melhores tomadas de decisões. Ao unir forças da Think IT e da White Cube, cujas ofertas e soluções não têm sobreposições e se complementam sinergicamente, apoiaremos as organizações na transformação de seus dados, de maneira ordenada com Lake Houses e Analytics”, destaca Alexandre Azevedo, vice-presidente comercial da Think IT.
“No momento zero já obtivemos um crescimento inorgânico de 20% no faturamento do Grupo Think com a aquisição do controle da White Cube, além de suprir as atuais necessidades de análise e inteligência de dados dos nossos clientes, e do mercado como um todo, pois as demandas por este tipo de soluções especializadas vêm experimentando um crescimento exponencial”, diz Azevedo.
Com 13 anos de presença no mercado e baseada em Porto Alegre, a White Cube trabalha a inteligência de negócios, com foco na oferta de serviços, produtos, consultorias e treinamentos em banco de dados, Business Intelligence (BI), arquitetura, engenharia e ciência de dados, além de várias soluções em nuvem. “As competências da empresa e de nossos profissionais altamente qualificados habilitaram a White Cube a conquistar clientes em diversas regiões como na América Latina, Estados Unidos e Europa. Com a Think IT incrementaremos nossas ofertas e ampliaremos a nossa atuação em novos projetos”, ressalta Sergio Adriano Blum, sócio-diretor da White Cube.
A White Cube, como parceira da Microsoft, detém várias certificações de destaque, incluindo Gold Data Analytics, Gold Data Platform, Gold Datacenter, Gold Application Integration, Gold Project and Portfolio Management, Silver Cloud Platform, Silver Cloud Productivity, Silver Collaboration and Content, bem como Silver Small and Midmarket Cloud Solutions. Notavelmente, a empresa se destacou ao receber, em 2022, uma das primeiras certificações de Competência da Microsoft para Azure e Inteligência Artificial.
Além disso, a empresa se destaca por seus principais serviços que englobam consultoria e desenvolvimento na Plataforma de Dados da Microsoft. Isso abrange não apenas o ambiente Microsoft Azure, mas também o Office 365, e inclui soluções no âmbito do Synapse Analytics, Databricks, Aprendizado de Máquina, Microsoft PowerBI e SQL Server.
Com o intuito de otimizar e garantir excelência em seus serviços de consultoria, a White Cube emprega sua profunda expertise no desenvolvimento de produtos. Essa abordagem oferece suporte aos projetos por meio de soluções como MaintDB, PowerBI TV Wall, Watcher e AD Automation Task, aprimorando a eficiência e qualidade das consultorias.
De acordo com Alexandre Azevedo, a decisão de aquisição foi estratégica para o fortalecimento do Grupo Think em um segmento de alto poder de crescimento – data analytics – agregando valor e complementaridade do portfólio. “Era o pilar de sustentação que faltava para nosso crescimento de mercado com o tripé segurança, nuvem e dados. Estes três pilares, juntos, representarão 70% dos resultados de negócios da Think IT até o final de 2023”, informa o executivo.
A Think IT e a White Cube compartilham culturas e abordagens semelhantes em suas respectivas áreas de especialização. Ambas as empresas seguirão adiante com suas estruturas de atendimento ao cliente e liderança atual, sem quaisquer modificações. Além disso, manterão suas marcas de forma independente no mercado.
“A White Cube tem excelência de atendimento e na elaboração e execução dos projetos para seus clientes, sendo amplamente reconhecida pelo mercado e pela própria Microsoft, o que consideramos um valioso ativo de reputação para ambas as empresas. Por isto, os sócios fundadores continuarão à frente da empresa, mas agora ‘turbinados’ pelo poder de investimento e pelos canais de aquisição de clientes da Think IT”, comenta Marco Lorena, CEO do Grupo Think.
Com essa colaboração estratégica, as duas empresas combinadas somam um contingente de mais de 300 profissionais, cujas equipes estão espalhadas por todo o território brasileiro. Isso permitirá atender com eficiência a base instalada de mais de 500 clientes.













