quinta-feira, 29 de maio de 2025
SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Home Notícias Opinião

Inteligência de dados: o valor por trás das informações

Gerente de Projetos na SIS Innov & Tech analisa a importância da tecnologia de inteligência de dados para extrair informações relevantes para as empresas.

IT Section Por IT Section
28/08/2023 - 13:43
A A
0
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

CompartilharPostar

O mundo produziu 59 zettabytes (ou 59 trilhões de gigabytes) de dados em 2020, segundo o levantamento mais recente do IDC. Esse volume é nada menos que dez vezes a quantidade de dados gerada por pessoas, empresas, governos e instituições ao redor do planeta em 2015. Ou seja, em cinco anos, a humanidade decuplicou a produção de dados. Esse avanço, que colocou a humanidade na chamada “Era do Zettabyte” oferece imensas possibilidades de inovação e negócios, mas também apresenta um desafio crucial: transformar esse enorme volume de dados em informações realmente relevantes para as empresas.

Hoje, os dados estão entre os principais ativos das organizações. No entanto, boa parte delas ainda não consegue extrair o valor máximo para seus negócios. Um levantamento da Totvs revelou que apenas 5% das companhias acreditam que utilizam a inteligência de dados com eficiência nos negócios. O estudo mostrou ainda que 33% dos entrevistados concordam que a inteligência de dados é um dos principais desafios, além de segurança (40%) e a LGPD (18%).

O domínio das informações é essencial para estabelecer métricas de desempenho (KPIs) e facilitar a tomada de decisões embasada em dados concretos, em vez de achismos ou hipóteses. Um processo bem estruturado de Business Intelligence (BI) ajuda a mapear riscos, prever padrões e tendências, identificar oportunidades, ampliar a percepção sobre os clientes, avaliar o desempenho diante da concorrência, otimizar a eficiência operacional, entre outras possibilidades. De fato, os dados nos ensinam e nos revelam o que não conseguimos enxergar sozinhos.

Na prática, para implementar soluções de BI com êxito, é fundamental seguir um processo estruturado, começando pela ‘Identificação dos requisitos do negócio’, que consiste na análise e compreensão dos objetivos do negócio. As próximas etapas são de “Definição do melhor modelo de arquitetura” para a demanda do negócio, ‘Integração dos Dados’, ‘Seleção das ferramentas de BI’ – por exemplo, MicroStrategy, Microsoft Power BI, Tableau, QlikView, SAS BI e Oracle BI, cada uma com seu nível de capacidade e especialização – e ‘Desenvolvimento de painéis e relatórios’, na qual se extraem os insights valiosos para a organização.

Durante a implementação, uma fase indispensável para que uma solução de BI seja bem-sucedida, é a etapa de ‘Treinamento e adoção’, que capacita os usuários finais para uso e interpretação dos dados. O olhar humano analítico é fundamental e complementar para o sucesso da estratégia. Por fim, mas muito importante, a etapa de ‘Melhoria contínua do processo’ – o BI é um processo contínuo de atualização e melhoramento, uma vez que deve acompanhar as mudanças e evolução da empresa.

De modo geral, o universo das inovações tecnológicas tem experimentado uma expansão sem precedentes para atender a este crescimento exponencial de informação ao longo dos anos – BI, Data Mining, Bigdata, Data Lake, IA, Ambiente Cloud. E a Inteligência Artificial tem cada vez mais conteúdo para trabalhar a informação e gerar resultados por meio de ferramentas de IA generativas como: Chat GPT, Google Bard, Copilot e outras que estão chegando ao mercado. Essa evolução abre novas perspectivas e oportunidades e permite que as empresas explorem de maneira mais eficaz o vasto volume de dados disponíveis para impulsionar suas atividades e tomadas de decisão.

Em suma, esse grande volume de informações oferece inúmeras possibilidades para as empresas que souberem explorar estrategicamente seu potencial por meio da inteligência de dados. Essa tática valiosa torna-se um diferencial competitivo crucial para que as companhias enfrentem os desafios do mercado atual e prosperem em um cenário de constante evolução tecnológica e forte concorrência.

*Por Rita Santos, gerente de Projetos na SIS Innov & Tech.

Tags: Business Intelligenceinteligência de dadosSIS Innov & Tech
IT Section

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

Veja tambémArtigos

Foto: Divulgação
Opinião

2025 é o ano da virada para as empresas latino-americanas na migração para o SAP S/4HANA?

Foto: Divulgação
Opinião

O novo cenário de risco nas redes híbridas

Foto: Divulgação
Opinião

Por que a DeepSeek não pode abalar o Copilot, da Microsoft

Foto: Divulgação
Opinião

Além do Digital-First: Como a IA transforma o ecossistema bancário brasileiro em AI-Centric

Próximo Artigo
Foto: Divulgação

Logitech lança no Brasil o mouse M240

Por favor, faça login para comentar

Recomendado

Foto: Canva

Relatório revela alto custo do desenvolvimento cloud-native

Foto: Divulgação

Opera apresenta a nova IA integrada ao navegador: Aria

Foto: Divulgação

Multi-cloud é a solução para o futuro, mas requer superação de problemas no presente

Trending

Foto: Canva

RecargaPay abre mais de 40 vagas 100% home office

Foto: Divulgação

Sankhya lança solução com IA para enfrentar os impactos da Reforma Tributária

Foto: Divulgação

Desconfie sempre: como o modelo Zero Trust contribui para aperfeiçoar a estratégia de cibersegurança

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Categorias

  • Casos de sucesso
  • Entrevistas
  • Negócios
  • Notícias
  • Opinião
  • Produtos
  • RH
  • Segurança
  • Tecnologia

Últimas

Foto: Divulgação

Bravonix anuncia Cynara Batista como diretora de Legal Design

Foto: Divulgação

Valmir Corbacho é o novo Head de Conectividade da Deutsche Telekom no Brasil

  • Sobre
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade

IT Section © 2023 -Todos Direitos Reservados - Powered by ZionLab

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Para saber mais, visite nossa política de privacidade.