A GoTo coloca seus parceiros como prioridade e, recentemente, implementou mudanças significativas em seu programa de parceria. Para nos manter atualizados, tivemos a oportunidade de falar com Felipe Alves, Diretor de Vendas da GoTo no Brasil, sobre as melhorias no programa e as novidades que a empresa preparou para este ano.
IT Section: Quais são as principais novidades do programa da GoTo? O que a empresa oferecerá de inédito aos parceiros?
Felipe Alves: Neste ano, desenvolvemos um programa de parcerias dividido em quatro categorias: Autorizados, Silver, Gold e Platinum, onde, dentro de cada uma delas, incluímos uma série de benefícios.
Hoje, oferecemos aos nossos parceiros uma forma diferenciada de se fazer negócios e comercializar os produtos GoTo, independentemente de qual ramo atuem, seja comunicação unificada ou TI.
IT Section: Quais são os benefícios que os parceiros que trabalham com a GoTo ganharão com o novo programa?
Felipe Alves: De maneira geral, o grande diferencial está no nosso programa de comissionamento, altamente atrativo para os parceiros e diferente do que o mercado tem oferecido.
Além disso, temos os benefícios que compõem as quatro categorias mencionadas acima, como o apoio de um time comercial, SDRs (Sales Development Representative – “Representante de Desenvolvimento de Vendas”) que atuam na geração de demandas e qualificação de leads, investimentos em marketing, aceleração de comissões, a oportunidade de participarem do nosso conselho executivo, entre outros.
IT Section: Qual o papel do parceiro para a estratégia de negócios da GoTo?
Felipe Alves: O Brasil possui uma grande extensão territorial – tem regionalidades e questões culturais bem distintas. Exatamente por isso contamos com nossos parceiros, que são uma extensão do nosso time, e a confiança que possuem junto às empresas locais, para que possamos expandir nossos negócios no país inteiro.
IT Section: Como os parceiros podem agregar valor na hora de comercializar as soluções que a companhia oferece ao mercado?
Felipe Alves: Acreditamos que esse valor é agregado por três fatores: a confiança construída em seus respectivos mercados, a autoridade que possuem em suas regiões sobre o assunto e a experiência do cliente, em constante aprimoramento, do momento da venda até a implementação dos produtos.
IT Section: Quais são os planos da GoTo para expandir os negócios no Brasil e quanto o mercado brasileiro representa para a operação?
Felipe Alves: Atualmente, trabalhamos para ampliar nossa atuação nos estados de Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais. Para isso, contratamos pessoas estratégicas para atuarem junto a nossos parceiros nesses locais.
Sabemos que esse é um processo que leva tempo, do treinamento do parceiro à entrega de seus resultados de vendas. Por conta disso, esse tem sido o foco de nossa estratégia, tanto neste ano como para 2024.
No segundo trimestre de 2023, no que diz respeito a novos negócios, a atuação brasileira da GoTo representou cerca de 15% de todas as novas vendas globais por parceiros.
IT Section: Quais segmentos e linhas de produtos/ soluções são as apostas da GoTo para o segundo semestre de 2023?
Felipe Alves: Fizemos uma parceria com a distribuidora Aplex para vendermos em todo o Brasil nossas soluções de gerenciamento remoto e suporte para computadores.
Sabemos que esse é um mercado muito importante para nós, e por conta disso é um dos nossos principais focos para o restante do ano. Essa parceria permite que toda nossa rede de parceiros passe a incluir nossas soluções em seu portfólio, e consequentemente levem o nome da GoTo para novas regiões.
IT Section: A GoTo promoverá eventos voltados para os parceiros nos próximos meses? Se sim, quando eles serão?
Felipe Alves: Vamos promover entre os dias 9 e 13 de outubro a segunda edição global da nossa Partner Appreciation Week. No Brasil, a ação está agendada para o dia 10, e será uma oportunidade de agradecermos a todos os nossos parceiros pelos negócios gerados e pelo fortalecimento de nossa marca.
IT Section: Qual a mensagem da GoTo para os parceiros?
Felipe Alves: Os melhores negócios são feitos através de parcerias, construídas com base na confiança e no bom relacionamento. Como uma extensão da nossa equipe, entendemos que nossos parceiros têm um papel fundamental no desenvolvimento dos nossos negócios, mas também em entendermos para onde nossos produtos devem ir, com base no valioso feedback que recebemos, e que muitas vezes influencia em eventuais mudanças de rumo que precisamos fazer.
Nosso primeiro cliente hoje é nosso parceiro. Por isso nosso programa está em constante evolução para entregar uma experiência cada vez melhor aos parceiros GoTo.