Especialistas da Kaspersky alertam para o malware SpyLoan como uma das principais ameaças de celulares na América Latina: são aplicativos disseminados por meio de anúncios nas redes sociais que oferecem empréstimos imediatos, mas com taxas de juros muito altas. Em caso de falta de pagamento, os aplicativos desenvolvem uma fase maliciosa que rouba informações pessoais, fotos da vítima e até bloqueia seu celular para extorqui-la.
Os aplicativos SpyLoan são promovidos em lojas de aplicativos como uma forma “simples” de obter empréstimos imediatos, sem que as vítimas precisem cumprir os requisitos e condições exigidos por bancos e outras instituições financeiras. As pessoas podem solicitar crédito facilmente: basta baixar um desses aplicativos e preencher com suas informações para receber o dinheiro solicitado.
Os riscos da contratação de empréstimos online
Muitos usuários que optam por empréstimos online, acabam descobrindo posteriormente que contraíram dívidas com taxas de juros excessivamente altas. Infelizmente, alguns aplicativos maliciosos usam esse momento de vulnerabilidade para extorquir os usuários que não conseguem efetuar o primeiro pagamento. Esses aplicativos conseguem acessar o celular e roubar contatos e fotos armazenadas no aparelho, o que é usado para forçar o pagamento através de ameaças. Alguns casos extremos podem até mesmo resultar no bloqueio do acesso do usuário ao telefone, o que lembra o comportamento do ransomware.
“Além do fato de que os usuários dos aplicativos SpyLoan adquirem uma dívida que é muito difícil de gerenciar, eles inconscientemente concedem a esses apps acesso a informações armazenadas em seu telefone, como listas de contatos, fotos e vídeos. Esses elementos são usados em um esquema de extorsão que se estende além do solicitante de empréstimo e transcende em muitos casos aos seus contatos. É importante que as pessoas sejam cautelosas ao decidir solicitar um empréstimo dessa forma e que sempre cuidem das permissões concedida a cada aplicativo instalado em seus dispositivos”, afirma Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise para a América Latina da Kaspersky.