A Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), uma destacada fornecedora de soluções globais de cibersegurança, anuncia a conclusão da aquisição da Atmosec, uma startup israelense em estágio inicial especializada em segurança cibernética. A expertise da Atmosec se concentra na rápida identificação e desativação de aplicativos SaaS maliciosos, prevenindo assim comunicações de SaaS de terceiros potencialmente arriscadas e resolvendo configurações inadequadas. Esta recente aquisição reflete o compromisso contínuo da Check Point Software em aprimorar e expandir sua solução de segurança para SaaS, visando abordar vulnerabilidades e lacunas de segurança nas aplicações SaaS. A Atmosec foi fundada em janeiro de 2021 e atualmente conta com uma equipe de 17 profissionais altamente qualificados.
O uso generalizado de aplicativos SaaS expôs as organizações a um crescente número de ameaças cibernéticas. De acordo com a Statista, as organizações em todo o mundo têm usado, em média, 130 aplicativos SaaS. No entanto, a pesquisa da Atmosec revelou que há cerca de 700 aplicativos SaaS adicionais em uso sem o consentimento do departamento de TI. No Brasil, a consultoria IDC estima que mais da metade dos gastos em software neste ano estarão concentrados em SaaS, o que representa um crescimento de 27,5% no mercado de software.
Além disso, em plataformas corporativas de SaaS, como O365 e Slack, muitos aplicativos de terceiros são conectados, totalizando centenas. Esse cenário de software como serviço em constante expansão não só aumenta a superfície potencial de ataque, mas também introduz muitas aplicações que podem ser prejudiciais ou usadas indevidamente para vazar informações confidenciais. Infelizmente, isso muitas vezes acontece sem a devida autorização da equipe de TI.
“A mudança para aplicações SaaS introduz desafios específicos, principalmente no domínio das comunicações maliciosas de SaaS para SaaS. As capacidades da Atmosec em descoberta de SaaS, avaliação de riscos e visibilidade total são fundamentais para enfrentar esses desafios”, afirma Nataly Kremer, diretora de Produtos e chefe de P&D da Check Point Software Technologies. “A integração da tecnologia da Atmosec na arquitetura Check Point Infinity nos permite fornecer uma das soluções SASE mais seguras do setor, permitindo que as organizações gerenciem efetivamente a segurança SaaS, evitem vazamentos de dados, acesso não autorizado e disseminação de malware e garantam um ambiente de confiança zero robusto e adaptável. ”
Os principais recursos da tecnologia Atmosec são:
- Rápida descoberta e desconexão de aplicações SaaS maliciosas, concluída em menos de dez minutos;
- Impede que aplicações SaaS de terceiros se comuniquem com o ambiente SaaS de uma empresa;
- Fornece visibilidade total de aplicações SaaS autorizadas e não autorizadas;
- Corrige configurações incorretas em aplicações SaaS, como repositórios expostos publicamente;
- Aplica a autenticação de múltiplos fatores (MFA) para acessar a aplicação e muito mais.
A solução Check Point Infinity, em parceria com a tecnologia Atmosec, oferece uma ampla gama de recursos de segurança para aplicativos SaaS. Isso inclui gerenciamento contínuo de postura SaaS, prevenção de comunicações maliciosas (SSPM) e recursos de segurança aprimorados, como prevenção de ameaças, proteção de dados e controles adaptativos de acesso confiável zero. Além disso, a solução também possui um agente de segurança de acesso à nuvem (CASB), que oferece maior proteção para usuários e dispositivos.
Novas funcionalidades serão progressivamente disponibilizadas, seguindo o roadmap de marcos, permitindo que as organizações integrem essas melhorias essenciais diretamente na plataforma Check Point Infinity que já utilizam atualmente.