A Netskope acaba de anunciar a aquisição da Kadiska, uma empresa francesa especializada em Gerenciamento de Experiência Digital (DEM).
Fundada em 2020, a Kadiska reúne uma equipe global de especialistas em Gestão de Experiência Digital, com décadas de experiência em Monitoramento de Desempenho de Aplicações (APM) e Monitoramento de Desempenho de Redes (NPM). A empresa desenvolveu tecnologias que combinam o monitoramento da experiência do usuário real (RUM) com visibilidade de desempenho de redes e aplicações, cobrindo todos os aspectos, desde dispositivos de usuários até aplicações SaaS, em nuvem e híbridas. Essas capacidades complementam e aprimoram a remediação proativa da Netskope, alimentada por Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina (ML).
Sanjay Beri, CEO e cofundador da Netskope, destacou a afinidade entre as visões da Netskope e da Kadiska. Ambas as empresas reconhecem os desafios enfrentados pelas organizações no novo cenário de dados, usuários, infraestrutura em nuvem e aplicações dispersos, o que resulta em lacunas de visibilidade e dificuldades na gestão da experiência e segurança. A aquisição foi motivada pelo desejo de integrar as capacidades de ambas as empresas e servir melhor seus clientes globais de grande porte.
Gilles Huguenin, CEO da Kadiska, expressou entusiasmo pela fusão com a plataforma Netskope, visto que se alinha com o compromisso da Kadiska de ajudar as empresas a superar o histórico dilema entre segurança e experiência do usuário.
Essa aquisição fortalece ainda mais os recursos da Netskope no campo de Gerenciamento de Experiência Digital (DEM), após o recente lançamento do Netskope Proactive DEM (P-DEM). A empresa está consolidando sua capacidade de monitorar e remediar proativamente o desempenho, garantindo uma experiência de alta qualidade em toda a arquitetura SASE, desde SD-WAN até SSE, bem como em ambientes em nuvem e aplicativos diversos.
A gestão da experiência digital tornou-se essencial em uma arquitetura SASE, onde segurança e redes convergem para conectar usuários, dispositivos e locais de maneira segura e otimizada a aplicações, sites e dados, independentemente de sua localização. O Netskope Proactive DEM oferece recursos de gerenciamento de experiência que abrangem a arquitetura SASE da empresa, incluindo Netskope Intelligent SSE, Netskope Borderless SD-WAN e a infraestrutura global Netskope NewEdge.
Os analistas de mercado identificam o SASE como uma oportunidade de mercado avaliada em US$ 36 bilhões até 2025, com previsão de crescimento de 36% ao ano nos próximos cinco anos, de acordo com o Gartner. A adoção do DEM está crescendo, com o Gartner prevendo que até 2026, pelo menos 60% dos líderes de infraestrutura e operações utilizarão o DEM para medir o desempenho de aplicações, serviços e endpoints da perspectiva do usuário, em comparação com menos de 20% em 2021.
Frank Dickson, vice-presidente do Grupo de Segurança e Confiança da IDC, ressaltou que as empresas estão realizando transformações de segurança e redes para se adaptarem às mudanças nos padrões de trabalho e nas arquiteturas de TI. Ele destacou a importância de monitorar, gerenciar e otimizar a experiência do usuário, tornando-se um fator crítico de sucesso, e a aquisição da Kadiska pela Netskope demonstra o foco da empresa em fornecer uma plataforma completa para seus clientes, permitindo que as equipes de segurança e redes entendam em tempo real o funcionamento das redes e aplicações e tomem medidas conforme necessário.