terça-feira, 2 de dezembro de 2025
SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Home Notícias Opinião

Acessibilidade no varejo eletrônico com conteúdos inclusivos

Andrea Miranda, co-fundadora e CEO da STANDOUT, destaca a necessidade de expandir a acessibilidade, especialmente nos varejos eletrônicos.

IT Section Por IT Section
14/09/2023 - 15:11
A A
0
Foto: Luciano Alves

Foto: Luciano Alves

CompartilharPostar

Segundo estudo do U.S News & Word Report, o Brasil ocupa a posição de número 27 no ranking de países mais acessíveis dentre os 85 países analisados. Refletindo sobre esse número sob a perspectiva de sermos o 7º país mais populoso do mundo e frente a dados da ONU que apontam que existem cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo com algum tipo de deficiência, penso que temos muito a evoluir nas questões de acessibilidade e inclusão.

Fazendo um recorte apenas sobre acessibilidade digital, recorro a uma pesquisa do G3ict, que é uma iniciativa global para Icts (tecnologias de informação e comunicação) inclusivos, surgida a partir da Convenção da ONU de 2006 sobre direitos das pessoas com deficiência. Num monitoramento de 137 países, o Brasil ocupa a 8ª posição no ranking de 2020 de implementação real de inclusão digital.

Isto significa que temos uma missão ainda mais importante que é a de garantir que todo esse trabalho já realizado no universo digital possa se expandir para áreas nas quais ainda sobram oportunidades de melhoria, como nos varejos eletrônicos.

Falando especificamente da nossa área de atuação, que são as vitrines digitais produzidas para os e-commerces, temos uma primeira responsabilidade que é a técnica: ou seja, fazer a comunicação chegar de forma satisfatória ao maior número de pessoas, independente do dispositivo utilizado ou da linha de transmissão disponível. Se para Milton Nascimento todo artista tem de ir aonde o povo está, para nós, como uma martech referência em trade marketing digital, toda comunicação tem que chegar com a mesma alta performance em todos os cantos do Brasil, em todos os aparelhos móveis, inclusive nos mais simples.

Depois disso, é importante que cada funcionalidade sirva a um propósito, ou seja, não basta ser bonito, tem que entregar algo que além de encantar, algo que seja de fácil utilização. Pensando na nossa população que não é nativa digital, nem teve evolução no mercado de trabalho intrinsecamente conectada ao digital, estamos falando de cerca de 30 milhões de pessoas que devem ser consideradas e incluídas nesse universo do retail digital.

Além disso, também precisamos incluir outros tipos de usuários, como aqueles com deficiência visual. Existe o movimento #ParaCegoVer e sua variação #ParaTodosVerem que se propõe a trazer descrições de imagens em texto, que possam ser utilizadas pelas extensões de leitura de texto para voz dos browsers. Além disso, algumas empresas como a Colgate trabalham incansavelmente para gravar em áudio seus conteúdos digitais (basta acessar o ícone do microfone para ouvir a comunicação) e assim incluir ainda mais usuários diversos nos e-commerces.

A acessibilidade e a inclusão não são apenas direitos das pessoas com deficiência, são nossa missão como profissionais digitais!

*Por Andrea Miranda, co-fundadora e CEO da STANDOUT.

Tags: E-commerceSTANDOUTvarejo
IT Section

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

Veja tambémArtigos

Foto: Divulgação
Opinião

Outsourcing estratégico: por que terceirizar é uma alavanca indispensável para empresas de tecnologia?

Foto: Divulgação
Opinião

95% das empresas falham com IA: o desafio é organizacional

Foto: Divulgação
Opinião

TI sem silos: integração entre ITSM, ERP e CRM define novo padrão de eficiência

Foto: Divulgação
Opinião

Agentes de IA são a nova fronteira da governança corporativa

Próximo Artigo
Foto: Divulgação

Lenovo expande a oferta de laptops para o mercado empresarial

Por favor, faça login para comentar

Recomendado

Foto: Canva

TIVIT destaca impactos de ataques cibernéticos na indústria de manufatura

Foto: Canva

Gartner prevê que GenAI resolverá 40% dos problemas de atendimento até 2027

Foto: Canva

Dynatrace lança primeira solução de segurança de Kubernetes baseada em observabilidade

Trending

Foto: Divulgação

Alienware lança linha de notebooks no Brasil: design inovador e modo Stealth

Foto: Divulgação

André Falcão assume liderança do B2B na Desktop

Foto: Divulgação

Desconfie sempre: como o modelo Zero Trust contribui para aperfeiçoar a estratégia de cibersegurança

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Categorias

  • Casos de sucesso
  • Entrevistas
  • Negócios
  • Notícias
  • Opinião
  • Produtos
  • RH
  • Segurança
  • Tecnologia

Últimas

Foto: Canva

Tuvis e Forcepoint ampliam proteção de dados no WhatsApp Business

Foto: Canva

GeneXus apresenta plataforma Agentic Low Code com IA integrada

  • Sobre
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade

IT Section © 2023 -Todos Direitos Reservados - Powered by ZionLab

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Para saber mais, visite nossa política de privacidade.