A TOTVS, principal empresa de tecnologia do Brasil, lança dois inovadores produtos direcionados ao setor de varejo supermercadista. Integrando sua vasta experiência nesse segmento com a TOTVS Carol, a plataforma de dados e Inteligência Artificial (IA) da empresa, a TOTVS Varejo Supermercados Pricing Insights é uma solução que promove uma abordagem de precificação mais inteligente, simplificando esse processo e assegurando uma margem de lucro competitiva.
Esta ferramenta utiliza algoritmos treinados por machine learning com a capacidade de analisar vastos conjuntos de dados proprietários e de mercado, permitindo uma definição mais precisa dos preços de cada produto comercializado. O novo sistema avalia custos e concorrência, além de gerar preços dinâmicos com base em simulações adaptadas a cenários específicos. Essa solução SaaS (software como serviço) se integra de forma nativa ao TOTVS Varejo Supermercados – Linha Consinco, um sistema de gestão especializado para atender às demandas operacionais e administrativas do varejo supermercadista.
“Servimos centenas de clientes, desde supermercados de pequeno a grande porte, em todo o país. Com base em nosso amplo conhecimento e na troca de experiências com esses clientes, reconhecemos que a precificação é um desafio comum no setor. Com isso em mente, desenvolvemos uma solução que combina conhecimento especializado e Inteligência Artificial para orientar estratégias com base em dados, com o objetivo de apoiar e fortalecer a atuação de nossos clientes, garantindo uma maior rentabilidade e competitividade para seus negócios”, destaca João Alberto Giaccomassi, diretor de Varejo Supermercados da TOTVS.
Além disso, a empresa também apresenta uma outra inovação para o varejo supermercadista. O aplicativo Minha Gestão de Lojas é uma ferramenta voltada para a gestão eficiente do controle de estoque e o acompanhamento das vendas, com o intuito de evitar excessos e rupturas, reduzindo os custos operacionais. O aplicativo monitora a saída de produtos e a reposição nas prateleiras, enviando notificações diárias sobre produtos em excesso, pendências de venda e possíveis rupturas, utilizando a realidade aumentada para auditoria de preços e eliminando discrepâncias nos dados.
“Este aplicativo gera insights e sugere tarefas com base no comportamento médio dos itens. Utilizando informações do ERP, o sistema se ajusta automaticamente às mudanças nas vendas e no estoque ao longo do tempo, garantindo uma operação otimizada”, ressalta o executivo.
Ambas as novas soluções serão apresentadas com mais detalhes durante a ABRAS 23’ – Food Retail Future, um evento que ocorrerá nos dias 18 e 19 de setembro no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas – SP.