Uma pesquisa realizada pela HPE Aruba Networking, abrangendo 21 países, incluindo o Brasil, revelou que 64% dos líderes de TI acreditam que suas preocupações com a segurança cibernética estão prejudicando a disposição das organizações para investir em tecnologia inovadora. Surpreendentemente, 91% dos entrevistados consideram a tecnologia emergente como perigosa ou admitiram ter enfrentado alguma violação de segurança relacionada a ela. Essas preocupações surgem em um momento em que os líderes de TI estão sendo chamados a adotar recursos inovadores, como a Inteligência Artificial generativa, a fim de acelerar a transformação dos negócios, já que 89% deles afirmam que suas organizações exigirão altos níveis de inovação nos próximos 12 meses para prosperar.
Esta pesquisa, que coletou respostas de 2.100 líderes de TI, explorou a forma como as organizações estão abordando a relação entre inovação e risco, destacando também o papel crucial que os líderes de TI e a infraestrutura de rede desempenham na facilitação da inovação de maneira mais segura.
O Crescimento da Inovação
A grande maioria, ou seja, 95% dos líderes de TI, enfatizou a importância fundamental da digitalização para desbloquear novas fontes de receita nos próximos 12 meses. Tanto a área de TI quanto os negócios em geral estão sob pressão para adotar novas tecnologias que impulsionem a inovação, não apenas na forma como a empresa opera, mas também no que ela oferece. À medida que buscam impulsionar a inovação, as organizações estão se voltando para tecnologias emergentes, com 91% planejando ou já utilizando soluções de 5G, 89% investindo em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, e 88% considerando a implementação de IoT e sensores inteligentes.
Apesar desse impulso inovador, apenas 45% dos líderes de TI descrevem suas organizações como inovadoras, e, preocupantemente, menos ainda as caracterizam como seguras (44%).
Gestão do Risco Emergente
Um fosso crescente está surgindo entre as demandas tecnológicas e a capacidade das equipes de TI de acompanhá-las, com 66% dos líderes de TI expressando preocupações sobre a capacidade de suas organizações de se manterem atualizadas com as últimas demandas tecnológicas e digitais, enquanto 55% relatam que suas equipes de TI estão sobrecarregadas.
A combinação do aumento do uso de tecnologia, escassez de recursos e as tendências em curso, como trabalho remoto, adoção de nuvem híbrida e distribuição de centros de dados, expõe as organizações a um risco maior do que nunca.
O Papel da Infraestrutura de Rede
A pesquisa também revela um reconhecimento crescente do papel fundamental da infraestrutura de rede na transformação dos negócios, particularmente na interseção entre rede, segurança e inovação. De fato, 64% dos líderes de TI acreditam que a rede pode contribuir para a eficácia da segurança cibernética, e 61% acreditam que ela pode impulsionar a inovação. Em linha com essa percepção, os líderes de TI estão investindo em soluções de segurança baseadas em rede, incluindo Serviço de Segurança Edge (SSE) ou Segurança da Borda à Nuvem (89%), Controle de Acesso à Rede baseado em Políticas (88%) e Serviço de Acesso Seguro à Borda (SASE) (87%).
No entanto, há indícios de que esses líderes de TI precisam de apoio para integrar esses investimentos de forma a colher os benefícios esperados, com apenas 47% acreditando que a rede atual é capaz de oferecer ou suportar segurança empresarial flexível, e uma parcela ainda menor percebendo o papel da rede em apoiar tecnologias emergentes (37%).
“Embora a pressão por inovação não diminua, os líderes de TI precisam encontrar uma maneira segura e simplificada de abordar o dilema do risco. Isso requer uma abordagem SASE (SSE + SD-WAN) unificada que integre todas as tecnologias de rede para proporcionar uma rede capaz de sustentar a inovação de maneira segura. Dada a prevalência do trabalho híbrido, uma base sólida de segurança de rede, incluindo os princípios do Zero Trust, é um ponto de partida sólido para orientar os investimentos em SASE, SSE e Controle de Acesso à Rede”, concluiu Scott Calzia, Vice-Presidente de Marketing da HPE Aruba Networking.