A NETSCOUT SYSTEMS, INC., líder em soluções de gerenciamento de desempenho, segurança cibernética e proteção contra ataques DDoS, lançou o RAN Analytics para Carrier Aggregation, uma inovadora solução que oferece informações exclusivas sobre os padrões de Carrier Aggregation. Essa novidade auxilia as operadoras móveis na busca por um desempenho superior e uma experiência de assinante aprimorada em implantações de alta velocidade LTE e 5G.
À medida que as operadoras móveis buscam otimizar o uso das licenças de espectro recém-alocadas e redistribuídas para obter um melhor desempenho na rede 5G, as técnicas de agregação de operadoras se destacam como uma forma de ampliar ainda mais a largura de banda disponível. No entanto, o uso de várias frequências em milhões de células LTE e 5G introduz novos níveis de complexidade no que diz respeito à disponibilidade do serviço e à resolução de problemas. Tradicionalmente, determinar a causa raiz desses problemas tem sido um processo manual e desafiador. O NETSCOUT RAN Analytics para Carrier Aggregation aborda esse desafio, oferecendo às operadoras móveis uma análise automatizada da causa raiz, permitindo a identificação, investigação e resolução eficaz de problemas de desempenho. Isso, por sua vez, acelera o retorno sobre os investimentos em espectro.
Paolo Trevisan, AVP de gerenciamento de produtos na NETSCOUT, enfatiza que “a análise de Carrier Aggregation é essencial para determinar automaticamente a causa raiz do desempenho da agregação de operadora. Isso desbloqueia todo o potencial das redes LTE e 5G de alta velocidade, uma vez que a análise de uma única chamada já não é viável nem econômica. Com nossa solução, as operadoras móveis podem abordar questões críticas relacionadas ao uso, desempenho, eficácia e qualidade da Carrier Aggregation. Esse recurso poderoso oferece insights sobre fatores cruciais, como as combinações de bandas portadoras mais frequentemente utilizadas e as falhas. Além disso, ajuda a identificar quais combinações de bandas adicionam complexidade indesejada à rede e quais são as principais causas das falhas de conectividade de rádio.”
O RAN Analytics para Carrier Aggregation é independente de fornecedor, compatível com os padrões 3GPP e utiliza a tecnologia Smart Data da NETSCOUT, tornando-o altamente escalável e adequado para redes de qualquer tamanho e em qualquer estágio do ciclo de vida 5G. Além disso, os dados podem ser exportados para sistemas de automação Open RAN, data lakes e outros por meio de uma interface padrão do setor.