A RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) através da Escola Superior de Redes (ESR) está em busca de professores para integrarem o programa “Hackers do Bem”. Este projeto tem como objetivo treinar pelo menos 30 mil profissionais na área de cibersegurança. As inscrições estão abertas para aqueles que desejam ministrar aulas na modalidade de ensino à distância (EaD), e os interessados podem se candidatar através deste formulário
Para participar desse processo seletivo, é necessário que os candidatos tenham concluído o ensino superior em áreas relacionadas às ciências exatas. São oferecidas 50 vagas imediatas para professores de segurança da informação, com a possibilidade de formação de um cadastro de reserva. É importante ressaltar que os instrutores selecionados não terão vínculo empregatício com a RNP e terão a flexibilidade de atuar em outros locais, já que não haverá dedicação exclusiva ao programa Hackers do Bem. A remuneração varia entre R$100 e R$160 por hora/aula.
Os profissionais escolhidos passarão por uma capacitação pedagógica exclusiva na Escola Superior de Redes, que é uma unidade de ensino da RNP. O processo de seleção ocorrerá em três etapas. Inicialmente, será avaliado o currículo do candidato e sua experiência na área de cibersegurança. Em seguida, o candidato participará de uma entrevista com um especialista técnico em segurança da informação. Por fim, será necessário apresentar uma aula teste. Os candidatos selecionados serão notificados por e-mail e telefone, conforme as informações fornecidas durante a inscrição.
Programa Hackers do Bem
O programa Hackers do Bem inclui diversas disciplinas, tais como forense computacional (que investiga ambientes digitais e coleta evidências de possíveis crimes), desenvolvimento seguro (que aborda práticas de segurança cibernética na criação de programas), blue team (responsável por analisar e responder a incidentes de segurança), red team (equipe que identifica vulnerabilidades em um ambiente por meio de ataques controlados) e muitas outras áreas relacionadas à cibersegurança.