A Netbr, uma empresa especializada em projetos e implementação de arquiteturas de identidade e acesso, com operações na América Latina e nos EUA, anunciou recentemente a nomeação do cientista da computação Rafael Ribeiro para a nova posição de “Head of Identity First”.
Rafael Ribeiro, que anteriormente ocupava o cargo de diretor em uma área relacionada na Deloitte Cyber, é um profissional amplamente reconhecido na comunidade técnica devido à sua trajetória de 19 anos liderando projetos em áreas críticas de Tecnologia da Informação. Sua experiência abrange desde consultoria e vendas até a supervisão da entrega de soluções abrangentes para acesso seguro, conformidade e gerenciamento de fluxos de negócios, tanto em ambientes locais quanto remotos.
Ao longo de sua carreira, Ribeiro desempenhou um papel fundamental em inúmeros projetos de governança de identidade, estratégias de privilégio, automação de carga de trabalho e análise de negócios, envolvendo tecnologias das principais empresas de software do setor. Em sua nova função, Ribeiro tem a missão de estabelecer firmemente no mercado brasileiro o conceito de segurança “Identity First”, recentemente introduzido pela Netbr. Além disso, ele servirá como um elo de ligação da empresa com as inovações da indústria de Gerenciamento de Identidade e Acesso (IAM) e com organismos de padronização, como OpenID, IETF e Oasis.
André Facciolli, CEO da Netbr, ressaltou a importância da contratação de Ribeiro, afirmando que ele traz uma vasta experiência em setores altamente complexos, como mineração, petróleo e governo, ao mesmo tempo em que fortalece a presença da empresa em setores como open banking, telecomunicações e manufatura.
Rafael Ribeiro descreve seu novo cargo como desafiador, uma vez que implica fornecer ao mercado uma abordagem inovadora para posicionar a identidade como o elemento central da segurança. Ele comenta: “Para desenvolver o modelo ‘Identity First’ da Netbr, será necessário reavaliar praticamente tudo o que o mercado já conhece na área de identidade e acesso”.