A Minsait, uma empresa do grupo Indra, líder em transformação digital e tecnologia da informação, estabeleceu uma parceria com a Microsoft com o propósito de criar um quadro de referência para empresas, organizações e entidades públicas interessadas em adotar a inteligência artificial (IA) em um ambiente de mercado cada vez mais competitivo.
Chamada de RAIL, essa iniciativa se baseia em quatro princípios fundamentais para a implementação da IA nas operações dessas organizações:
I) “R” de responsabilidade social, ambiental e financeira, visando assegurar a sustentabilidade dos negócios.
II) “A” de ambição, concentrando-se na combinação de tecnologias tradicionais e inovadoras para alcançar um impacto mensurável nas operações diárias.
III) “I” de integração entre os processos e sistemas da instituição.
IV) “L” de liderança, exercida através de uma perspectiva tecnológica, metodológica e organizacional.
De acordo com Natalia Clavero, Diretora de Dados & IA da Minsait na Espanha, as empresas e entidades que planejam antecipadamente a adoção da IA têm uma maior probabilidade de se tornarem líderes em seus respectivos setores. Essa abordagem deve ser executada de maneira a alinhar o uso da IA com as prioridades estratégicas e particularidades operacionais de cada organização, respeitando as exigências do contexto social e regulatório.
A proposta desenvolvida pela Minsait, em colaboração com a Microsoft, visa guiar as empresas de maneira organizada na adoção da IA, garantindo que ela seja aplicada de forma sustentável e contribua para os resultados dos negócios. O quadro RAIL permite medir o impacto da IA nas operações dos clientes, facilitando sua expansão e promovendo sua utilização com critérios éticos e em conformidade com as normas regulatórias locais.
Em um momento em que a IA se destaca como um acelerador da competitividade empresarial, as organizações devem explorar suas possibilidades de maneira responsável e consciente, utilizando sistemas que avaliem e mensurem seu impacto na cadeia de valor.
O RAIL se destaca por acompanhar as corporações no processo de adesão à inteligência artificial, ajudando a obter melhores resultados e garantindo a conformidade com padrões éticos e regulatórios. A combinação das ferramentas e soluções da Microsoft com a expertise em transformação digital da Minsait acelera a adoção de soluções de IA e aumenta a competitividade do cliente no mercado.
Outra vantagem do quadro é a rapidez com que as empresas podem visualizar o impacto da IA em seus projetos, reduzindo os períodos de retorno do investimento. Além disso, o RAIL promove o desenvolvimento da IA em vários setores, tanto no setor público quanto no privado, criando oportunidades de crescimento e novos modelos de negócios.
No Brasil, a oferta de serviços do quadro RAIL será gerenciada pela nova área de Estratégia, Inovação & IA da Minsait, liderada por Henrique Florido. Essa divisão tem como objetivo impulsionar a transformação digital dos negócios por meio de soluções avançadas que combinam estratégias corporativas e aplicação de IA.
Segundo Marcelo Bernardino, CEO da Minsait no Brasil, a criação da área de Estratégia, Inovação & IA é um passo importante para fortalecer a presença da Minsait no país e continuar oferecendo aos clientes meios de facilitar sua jornada digital, desde a estratégia até a mensuração dos impactos da tecnologia nos negócios.