A NTT Ltd, líder em infraestrutura e serviços de TI, apresentou seu Relatório Global de Tendências de Experiência dos Funcionários 2023, explorando o impacto das atuais tendências de trabalho, como o modelo híbrido e a inteligência artificial (IA), nas estratégias de Experiência do Funcionário (EX) e na correlação entre EX e desempenho empresarial.
O relatório revela que, embora 90% das empresas reconheçam os benefícios do trabalho híbrido e remoto para seus resultados, menos da metade (48%) delas concordam que seus funcionários têm acesso à tecnologia necessária para desempenhar eficazmente suas funções, independentemente de onde estejam trabalhando.
O estudo destaca o aumento na adoção de abordagens de trabalho mais estruturadas, com 56% dos colaboradores em modelos híbridos passando metade de sua semana no escritório. Isso ressalta a importância de fornecer às equipes as ferramentas adequadas para a eficiência, independentemente de sua localização, refletindo a evolução da narrativa EX. Garantir que os funcionários estejam capacitados e equipados com a tecnologia certa tornou-se uma prioridade para as empresas.
As empresas de alto desempenho que investiram em tecnologia EX e aumentaram seus orçamentos de TI tiveram 56% mais probabilidade de relatar um crescimento de negócios aprimorado devido a melhorias na EX e 89% mais probabilidade de aumentar significativamente a satisfação dos funcionários.
Amit Dhingra, vice-presidente executivo de Serviços de Rede da NTT, destacou a lacuna entre as necessidades dos funcionários e o que as empresas fornecem. Ele enfatizou a importância de proporcionar flexibilidade aos funcionários, pois os satisfeitos e engajados têm mais chances de fornecer um excelente atendimento ao cliente.
Além do trabalho híbrido, a IA também está moldando a EX, sendo considerada a principal tecnologia para a experiência do cliente (CX) e estratégias EX, com a adoção de interfaces de IA prevista para se tornar a norma em 4 em cada 5 organizações nos próximos 12 meses. No entanto, 87% das organizações ainda reconhecem a importância do suporte humano no envolvimento do cliente.
Sheila McGee-Smith, presidente e analista principal da McGee-Smith Analytics, enfatizou que o relatório da NTT reflete o cenário atual do trabalho, com o modelo híbrido e o foco na satisfação dos funcionários. Ela observou o crescimento da IA e seu impacto nos resultados de negócios, com organizações buscando orientação para aproveitar o potencial da IA enquanto mantêm o bem-estar dos funcionários em mente.