A SAP, líder mundial em software empresarial, revelou hoje a disponibilidade de avançados recursos de inteligência artificial generativa em todo o seu conjunto de produtos conhecido como SAP Customer Experience, que inclui o Joule, um assistente de IA generativa de linguagem natural desenvolvido pela SAP. Estes novos recursos têm como propósito automatizar tarefas demoradas e analisar de forma ágil os dados de toda a organização, com o objetivo de produzir informações valiosas e práticas. Isso resultará em experiências mais inteligentes e personalizadas para os clientes.
Ao contrário de outras tecnologias de IA generativa que dependem apenas de dados de sistemas isolados, essas novas ferramentas utilizam a riqueza de dados acumulados pela SAP, provenientes tanto da experiência do cliente quanto das operações internas, bem como dados de fontes externas. Isso possibilita às organizações uma visão completa de 360 graus dos seus clientes. Essas informações contextuais, impulsionadas pela IA, ajudam a otimizar os processos de negócios e permitem que as empresas se adaptem às demandas específicas e às rápidas mudanças do mercado.
Estes novos recursos, que incluem casos de uso personalizados para equipes de vendas, atendimento ao cliente e marketing, representam um avanço significativo no campo das experiências do cliente e no empoderamento das equipes para operar de forma mais eficaz e eficiente. Isso garantirá a entrega de experiências excepcionais que diferenciam as empresas, aumentam a fidelidade à marca, fortalecem o relacionamento com os clientes e, em última análise, impulsionam a lucratividade.
Estas novas funcionalidades, aplicáveis a toda a gama de produtos do SAP Customer Experience, têm a capacidade de:
- Melhorar a gestão de catálogos e a descoberta de produtos: A IA é utilizada para aprimorar a precisão das informações nos catálogos de produtos, aumentando a visibilidade e a descoberta de produtos. Além disso, gera descrições mais detalhadas e personalizadas para auxiliar os clientes na escolha dos produtos mais adequados às suas necessidades.
- Fornecer respostas rápidas e precisas com IA proativa e contextual: A IA é aplicada para identificar e responder às perguntas dos clientes, permitindo que as equipes de vendas e serviços se concentrem em tarefas de maior valor agregado. Por exemplo, a IA pode ler e-mails de clientes, destacar questões relevantes e sugerir respostas completas e atualizadas sobre produtos.
- Automatizar tarefas repetitivas com ferramentas de IA baseadas em funções selecionadas: Mais de 10 ferramentas de IA baseadas em funções visam aumentar a produtividade e eficiência, automatizando tarefas rotineiras e permitindo que as equipes se concentrem em atividades estratégicas.
- Utilizar a IA para criar perfis de clientes mais abrangentes: Com perfis gerados pela IA em tempo real, baseados na SAP Customer Data Platform, os dados de todas as aplicações de negócios são combinados para oferecer uma visão completa dos clientes. Isso permite entender rapidamente as preferências dos clientes e oferecer serviços mais personalizados e relevantes.
Além disso, a SAP está integrando recursos de IA nos produtos existentes em seu portfólio SAP Customer Experience. Isso inclui a criação de conteúdo personalizado, aprimorando a capacidade dos profissionais de marketing de criar mensagens de e-mail direcionadas e envolventes. Também estão sendo incorporados recursos de IA generativa, como resumos gerados por IA e geração de respostas por e-mail, nas soluções SAP Sales Cloud e SAP Service Cloud para melhorar a interação com os clientes e oferecer um atendimento excepcional.
Finalmente, a SAP está aprimorando a segurança e a confiabilidade dos dados dos clientes com recursos de autenticação baseados em riscos e o uso de IA nas soluções SAP Customer Identity e Access Management. Isso resulta em uma visão unificada dos clientes e um perfil de consentimento, garantindo que os dados estejam protegidos e adaptados para interações em tempo real.
Segundo Ana Campoi, vice-presidente de Customer Experience da SAP Brasil, garantir a privacidade e a segurança dos dados é uma prioridade máxima, dada a importância dos dados dos clientes armazenados nos sistemas SAP. Ela destaca que esses novos recursos de IA dentro do portfólio SAP CX permitem que as empresas proporcionem experiências excepcionais, conquistem a lealdade dos clientes e alcancem resultados de negócios tangíveis, representando um passo adiante na redefinição da inteligência em favor de uma experiência agradável e eficiente para os clientes.