sexta-feira, 14 de novembro de 2025
SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Home Notícias Opinião

Quais os recursos de IA para a indústria de seguros?

Fabrício Visibeli, sócio-diretor da CBYK, destaca como as empresas de seguros podem usar a tecnologia para analisar grandes volumes de dados e prever comportamentos futuros dos segurados.

IT Section Por IT Section
06/11/2023 - 15:22
A A
0
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

CompartilharPostar

O Código de Hamurabi, na Babilônia de há quase 4.000 anos, já previa uma espécie de seguro, de risco contratualmente compartilhado entre mercadores durante as perigosas viagens e caravanas, o que tornava o comércio mais seguro e previsível, uma vez que os custos relacionados a danos ou perdas eram divididos igualmente entre os comerciantes que os transportavam. Foi o primeiro sistema de seguros registrado pela história.

No início da expansão do mercantilismo, o seguro aparece pela primeira vez na Europa em 1347, quando foi elaborada a primeira apólice de seguros conhecida, envolvendo o risco das embarcações no comércio marinho. Com as grandes navegações e o crescimento do comércio, o seguro foi evoluindo e novas modalidades foram surgindo, abrindo um novo mercado, das companhias seguradoras. A primeira e mais famosa delas, a Lloyds de Londres, foi criada em 1696 por um dono de café (John Lloyd) onde se reuniam os agentes de seguros marítimos.

No Brasil, a primeira sociedade de seguros registrada foi a “Companhia de Seguros Boa Fé” com início de operação em fevereiro de 1808, quando a corte de Dom João chegava às terras brasileiras.

Partindo de um rateio simples dos riscos das viagens até as complexas operações para segurar ativos de risco e valor elevados, como plataformas de petróleo, fundamentalmente o princípio foi mantido, uma vez que dividindo o risco com mais pessoas, o custo para cada um é reduzido, e multiplicando os segurados, menor também o risco para a seguradora.

Mas, a matemática e os cálculos estatísticos e atuariais evoluíram muito, as bases de dados e os fatores que influenciam o risco multiplicaram-se, tornando-se imensas e impossíveis de manipular manualmente, e novas ferramentas – como computadores a cada dia mais poderosos – foram sendo introduzidos, até o surgimento dos recursos de inteligência artificial na última década.

O crescimento deste mercado, com valores bilionários sendo movimentados, atraiu também os operadores escusos, presentes em todo o setor financeiro, e a indústria de seguros é um dos segmentos da economia com mais problemas com fraudes, o que também a tornou uma das mais beneficiadas pelo uso de ferramentas de inteligência artificial.

Este foi um dos primeiros segmentos da economia a utilizar fortemente estatísticas e análise de dados para definição do grau de exposição a risco de cada espécie de seguro e de cada segurado, e o uso da IA pode automatizar e acelerar a análise mais individualizada das apólices e propiciar melhor atendimento dos clientes, de qualquer porte.

As empresas do setor podem utilizar essa tecnologia como ferramenta para analisar de forma inteligente e autônoma grandes volumes de dados, permitindo prever melhor os comportamentos futuros dos segurados e facilitando às seguradoras personalizar as recomendações de cobertura de seguro para melhor atender às necessidades individuais. Essas são algumas das consequências positivas que a tecnologia, quando usada em sua capacidade máxima, é capaz de proporcionar para os clientes. Já para as seguradoras, os benefícios somados são incalculáveis, a começar por uma melhor precificação do seguro pelo entendimento mais preciso dos riscos de cada contrato.

Por fim, só me resta te perguntar: você está aproveitando tudo o que a tecnologia pode proporcionar aos seus clientes?

*Por Fabrício Visibeli, sócio-diretor da CBYK.

Tags: CBYKInteligência ArtificialSeguros
IT Section

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

Veja tambémArtigos

Foto: Divulgação
Opinião

Segurança cibernética 5.0: Quando a defesa aprende a pensar

Foto: Divulgação
Opinião

O custo invisível dos falsos positivos: quando o excesso de alertas compromete a segurança digital

Foto: Divulgação
Opinião

Como a tecnologia está profissionalizando o trabalho autônomo no Brasil

Foto: Divulgação
Opinião

Automação financeira: o avanço necessário para elevar a maturidade e a governança nas organizações

Próximo Artigo
Foto: Divulgação

Redmi Watch 3 chega oficialmente ao Brasil

Por favor, faça login para comentar

Recomendado

Foto: Canva

OPL Logística otimiza relatórios comerciais com solução BI da TARGIT

Foto: Canva

Belago anuncia parceria com plataforma de ensino tech Refatorando

Foto: Divulgação

Eric Schott é o novo CPO da Object First

Trending

Foto: Divulgação

O profissional de TI é o talento humano que dá sentido à Inteligência Artificial

Foto: Divulgação

Desconfie sempre: como o modelo Zero Trust contribui para aperfeiçoar a estratégia de cibersegurança

Foto: Canva

Senior Sistemas adquire a Konviva para fortalecer oferta de educação corporativa

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Categorias

  • Casos de sucesso
  • Entrevistas
  • Negócios
  • Notícias
  • Opinião
  • Produtos
  • RH
  • Segurança
  • Tecnologia

Últimas

Foto: Divulgação

Segurança cibernética 5.0: Quando a defesa aprende a pensar

Foto: Canva

DXC lança Xponential, modelo que acelera adoção de IA em larga escala

  • Sobre
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade

IT Section © 2023 -Todos Direitos Reservados - Powered by ZionLab

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Para saber mais, visite nossa política de privacidade.