A Varonis Systems, Inc. (Nasdaq: VRNS), líder em segurança de dados, anunciou recentemente a incorporação de novos recursos de proteção ao Microsoft 365, visando a detecção e prevenção contínua de exposições no principal serviço de e-mail baseado em nuvem do mundo. A solução, que já conta com tecnologia de proteção de dados no OneDrive, SharePoint Online e Teams, estende agora sua tecnologia patenteada de classificação de dados para mensagens de e-mail, anexos e eventos de calendário. Isso proporciona contexto crucial aos recursos de detecção de ameaças e análise de exposição do Exchange Online.
De acordo com Carlos Rodrigues, vice-presidente da Varonis para a América Latina, pelo menos 91% dos ataques cibernéticos têm origem em e-mails. As caixas de correio representam uma fonte de dados confidenciais que podem facilmente cair em mãos erradas na ausência de proteção adequada. Embora tenha sido a fonte de algumas das violações de dados mais significativas, o e-mail continua sendo uma vulnerabilidade para muitas empresas.
O advento do Microsoft 365 Copilot e de outras ferramentas de IA que aproveitam as permissões do usuário para verificar e-mails coloca um desafio adicional para as organizações, exigindo um nível mais elevado de proteção de e-mail. A solução de proteção da Varonis permite que as equipes de segurança reduzam proativamente a superfície de ataque de e-mail, evitando a exfiltração de dados e mitigando o risco associado à adoção da IA generativa.
A ferramenta possibilita a identificação de caixas de correio expostas a usuários convidados, externos, não proprietários e delegados. Além disso, oferece a detecção e sinalização de violações de privacidade de dados, bem como manuseio inadequado, entre outras funcionalidades.
Rodrigues destaca que a Varonis verifica milhões de e-mails, mapeia permissões de caixas de correio e monitora atividades em uma escala incomparável. Como resultado, os clientes podem significativamente reduzir a probabilidade de violações de dados relacionadas a e-mails, tudo dentro da mesma plataforma nativa da nuvem usada para proteger dados em SaaS, IaaS e ambientes de nuvem híbrida.