Cerca de 70% dos profissionais de tecnologia no Brasil não demonstram receio em relação aos impactos da Inteligência Artificial (IA) em suas carreiras, revela o estudo “Panorama de Carreiras 2030: O que Esperar das Profissões até o Fim da Década,” conduzido pela TOTVS, a principal empresa de tecnologia do Brasil, em parceria com a H2R Insights e Trends. Entre os quatro grupos profissionais analisados na pesquisa (Marketing e Vendas, Tecnologia, Recursos Humanos e Finanças), os profissionais de tecnologia demonstraram a menor preocupação com a IA, ao lado dos profissionais financeiros.
O estudo também apontou que, entre os profissionais que expressaram algum receio em relação à IA, a maior insegurança estava relacionada ao impacto na empregabilidade, incluindo a substituição de mão de obra e a redução na demanda por trabalho. A preocupação em depender da IA para realizar análises, tornando-se apenas executores, foi o segundo aspecto mais citado, seguido pela apreensão em relação ao crescimento descontrolado da inteligência artificial.
Embora a IA seja uma realidade nas empresas, proporcionando impactos de curto e longo prazo, a pesquisa revelou que a maioria dos profissionais entrevistados (90%), independentemente da área de atuação, não teme perder seus empregos para essa tecnologia. No contexto tecnológico em evolução, a aprendizagem contínua e a atualização contínua dos profissionais são consideradas fatores cruciais.
O perfil dos entrevistados abrangeu 477 participantes do Universo TOTVS 2023, realizado em junho de 2023, em São Paulo. A maioria representava profissionais de Tecnologia (60%), seguidos por 15% de Marketing e Vendas, 13% de Finanças, 7% de Recursos Humanos e 5% de outras áreas. As funções incluíram cargos de alta liderança (37%), analistas (35%), coordenadores/supervisores (17%), especialistas (6%) e estagiários (5%).
Para acessar o e-book completo do estudo “Panorama das Carreiras 2030: O que Esperar das Profissões até o Fim da Década,” visite o site.