Regulamentar o Compliance é uma consideração crítica para as empresas, especialmente em setores fortemente regulamentados, como os serviços financeiros e os produtos farmacêuticos, que exigem que as empresas apresentem frequentemente relatórios detalhados sobre as suas operações às agências governamentais.
Compliance geralmente requer um investimento significativo de recursos. Não só as organizações devem cumprir prazos rigorosos, mas também os altos executivos, como CEOs e CFOs, precisam garantir que as informações apresentadas são tão precisas quanto possível. Este desafio é ainda mais complicado pelo fato de os dados necessários para estes relatórios estarem normalmente dispersos por muitos sistemas diferentes, que podem estar até mesmo em outros países.
Métodos tradicionais de relatórios regulatórios
Para coletar dados para registroregulatório, as empresas geralmente transferem os dados necessários de diversas fontes de dados para um sistema centralizado. No entanto, isto requer tempo e recursos significativos e, no momento em que os dados são replicados no local central, já podem estar desatualizados em um ou mais sistemas de origem. Além disso, durante o processo de transferência, que pode envolver inúmeras transformações, os dados podem perder parte de sua precisão ou até mesmo serem distorcidos, o que pode prejudicar sua confiabilidade.
Gerenciamento lógico de dados é a solução
O gerenciamento lógico de dados oferece uma abordagem moderna e transformadora para integração de dados para relatórios regulatórios. Em vez de mover fisicamente os dados de várias fontes para um só lugar, o gerenciamento lógico de dados utiliza a virtualização de dados para conectar-se às informações onde quer que estejam e fornecer uma visão lógica de todo o cenário. As organizações podem facilmente gerar os seus relatórios e submetê-los às autoridades relevantes.
Esse método possui várias vantagens. Primeiro, é muito mais rápido que os métodos tradicionais, pois não envolve a movimentação física de dados de um lugar para outro. Além disso, a qualidade e a precisão dos dados são mantidas porque os dados permanecem em seus locais originais. Por não haver demora na centralização dos dados por meio de visualizações virtuais, ele está sempre atualizado, pois proporciona uma visualização em tempo real. Finalmente, está em conformidade com os regulamentos de privacidade que impedem a transferência de dados para o exterior.
O futuro dos relatórios regulatórios com gerenciamento lógico de dados
Muitas empresas aproveitaram com sucesso abordagens lógicas de gerenciamento de dados para atender aos requisitos regulatórios. Apoiado pela virtualização de dados, oferece uma alternativa poderosa, eficiente e confiável para relatórios regulatórios.
*Por Ravi Shankar, Senior Vice President and Chief Marketing Officer na Denodo.













