Com quase três décadas de existência, o Mercado Eletrônico consolidou-se como líder em soluções de e-commerce B2B na América Latina. Suas tecnologias e serviços revolucionários nas áreas de compras proporcionam a empresas vantagens em economia, agilidade, governança e colaboração. Presente no Brasil, México, Estados Unidos e Portugal, a empresa conta com mais de um milhão de fornecedores, 10 mil compradores e movimenta um volume de negócios superior a R$160 bilhões.
Em 2019, o Mercado Eletrônico iniciou sua jornada de transformação digital visando aprimorar o desempenho e evolução da plataforma. Nesse contexto, a decisão estratégica de adotar serviços em nuvem foi tomada, culminando, em 2023, na migração para a Oracle Cloud Infrastructure (OCI). A mudança visa proporcionar maior flexibilidade, escalabilidade e disponibilidade aos sistemas.
Um dos principais impulsionadores para essa transição foi a busca por redução significativa nos custos de TI, alcançando uma economia de 70%. Esse ganho permitiu ao Mercado Eletrônico otimizar seus processos junto aos clientes, fornecendo informações precisas e pontuais para a conexão entre compradores corporativos e fornecedores. A integração da plataforma com mais de 200 microsserviços disponíveis, distribuindo dados entre a nuvem e o ambiente on-premise no modelo híbrido, também contribuiu para a eficiência operacional.
Atualmente, mais de 100 desenvolvedores conduzem a maioria dos projetos de TI no Mercado Eletrônico, utilizando os recursos avançados e seguros da OCI para criar novas aplicações e inovações. Essas iniciativas têm como objetivo aprimorar a experiência dos clientes de maneira cada vez mais frequente.
Bruno Lopes, Head de Tecnologia no Mercado Eletrônico, destaca: “Inicialmente, tínhamos planos de utilizar uma plataforma Oracle e outra distribuída em diversas nuvens. Contudo, devido ao sucesso da OCI, optamos por unificá-las. Com a migração quase completa para a Oracle, já observamos uma redução de 70% nos custos, proporcionando maior disponibilidade e rapidez na conexão on-premise.”
A Oracle desempenhou um papel fundamental no sucesso dessa migração, assegurando rapidez e segurança, preservando a estabilidade dos sistemas para que os clientes não percebessem a transição. Leandro Vieira, Vice-Presidente de High Tech para América Latina na Oracle, expressa sua satisfação em colaborar com empresas inovadoras, destacando que a escolha estratégica do provedor de tecnologia em nuvem é crucial para sustentar as operações de e-commerce B2B com excelência, qualidade e performance, impactando positivamente na experiência dos clientes. Além disso, a redução substancial de custos permitirá ao Mercado Eletrônico expandir-se para novos mercados, aumentando sua competitividade e aprimorando sua lucratividade.