O Oracle Database@Azure, o primeiro serviço da Oracle disponível para o público geral na região Leste dos EUA do Microsoft Azure, representa um marco significativo. Operando e gerenciando o Oracle Exadata Database Service, este serviço simplifica consideravelmente a migração de cargas de trabalho críticas para a nuvem. Planejado para ser executado na Oracle Cloud Infrastructure (OCI) nos datacenters Azure, o Oracle Exadata Database Service oferece desempenho, escala e disponibilidade excepcionais, incluindo recursos como Clusters de Aplicativos Reais e segurança interna.
“O Exadata é a plataforma mais eficaz para executar o Banco de Dados Oracle e esse serviço fornece aos usuários do Microsoft Azure o melhor de todos os mundos possíveis”, afirmou Carl Olofson, vice-presidente de pesquisa de Software de Gerenciamento de Dados da IDC. A estratégia de várias nuvens adotada pela Oracle e Azure visa o benefício mútuo dos clientes.
Para atender à crescente demanda global, o Oracle Database@Azure será expandido para outras regiões em 2024, como Sul do Brasil, Alemanha Central, Leste da Austrália, França Central, Canadá Central, Leste do Japão, Sul do Reino Unido, Centro dos EUA e Centro-Sul dos EUA. Essa expansão proporcionará aos clientes opções flexíveis para mover seus bancos de dados Oracle para a nuvem, garantindo o mais alto desempenho, escala e disponibilidade, além de simplicidade, segurança e latência em um ambiente operacional único no Azure.
Essa oferta permitirá aos clientes uma migração simplificada para a nuvem, modernizando seus ambientes de TI e aproveitando a infraestrutura, ferramentas e serviços do Azure. Compatível com ferramentas de migração comprovadas, como o Oracle Zero Downtime Migration, e consistência com implantações on-premise de Oracle Database e Oracle Exadata, essa solução reduz a necessidade de rearquitetura.
Além disso, os clientes podem criar novos aplicativos nativos da nuvem utilizando tecnologias OCI e Azure, incluindo o Serviço Azure OpenAI. O suporte unificado ao cliente da Oracle e da Microsoft, a simplicidade nas compras via Azure Marketplace, a capacidade de aproveitar licenças e compromissos da Oracle e da Microsoft, e a garantia de uma arquitetura testada e suportada são pontos adicionais que destacam a robustez dessa colaboração.
Karan Batta, vice-presidente sênior de infraestrutura de nuvem da Oracle, destaca a importância dessa iniciativa para ajudar as empresas a acelerar suas saídas de data centers e migrar para a nuvem. Erin Chapple, vice-presidente corporativa de Produto e Design do Azure Core da Microsoft, expressa o interesse significativo na solução, destacando como o Oracle Database@Azure simplifica a migração de cargas de trabalho Oracle para o Azure, promovendo inovação nos negócios por meio da combinação do melhor da Oracle com a amplitude dos serviços de nuvem da Microsoft.