Com base em uma pesquisa recente da consultoria McKinsey, que destaca a influência das pessoas na habilitação da organização do futuro por meio da IA generativa, surge uma mudança significativa no modo como as empresas operam. O relatório aponta um potencial econômico de 24,6 trilhões de dólares, resultante do aumento da produtividade. Empresas que não adotarem essa abordagem enfrentarão desafios, como a perda de competitividade, tomada de decisões desinformadas e redução da produtividade.
Em resposta a essa demanda crucial para o futuro corporativo, a TIVIT, uma multinacional brasileira focada em acelerar negócios por meio da tecnologia, lança a Athena. Trata-se de uma solução de IA Generativa que atua como uma facilitadora digital segura. A Athena é um software personalizável que permite que as empresas determinem as fontes de dados acessíveis, seja de sistemas internos, externos, como CRM, ERP, ou de bases de dados públicas, como normas técnicas e legislações, especialmente relevantes para determinados setores.
Daniel Galante, COO e CPO da TIVIT, destaca o desenvolvimento da Athena como um reflexo do avanço da empresa no setor de tecnologia, complementando seu portfólio de soluções digitais. A proposta da Athena é revolucionar os negócios, liberando tempo para atividades estratégicas ao automatizar tarefas repetitivas. Além disso, a plataforma amplia a capacidade de análise de dados, facilitando decisões preditivas e contínuas.
Utilizando modelos avançados do Azure Open AI da Microsoft, a Athena opera inicialmente em um modelo de pagamento por consumo, com a possibilidade futura de aquisição autônoma pela internet. A ênfase na segurança é destacada, protegendo dados e utilizando interações apenas para treinar modelos privados.
A Athena, embora facilmente customizável, possui versões pré-configuradas para diversas indústrias, como Legal, Health, Sales, Operations, People and Talent, e Manufacturing. As versões específicas, como Athena for Health, já incluem bancos de dados relevantes para setores como a saúde.
Atualmente, 16 empresas de diversos setores estão testando a aplicação, incluindo centros de tratamento oncológico, sistemas de cooperativas de saúde e plataformas de análises de crédito. Destaca-se que a Athena pode operar como uma suíte pronta, com bases de dados configuradas, acelerando iniciativas de inteligência artificial e atuando como catalisadora para organizações envolvidas em projetos similares.
A TIVIT oferece suporte integral ao cliente, auxiliando na construção de iniciativas a partir da Athena e garantindo a organização eficiente dos dados para alimentar a plataforma. Daniel Galante ressalta o papel da empresa como uma consultoria especializada em dados, proporcionando uma oferta complementar à Athena e auxiliando os clientes em um ambiente altamente competitivo.