O relatório de Fast Facts de outubro da Trend Micro, líder global em soluções de cibersegurança, revela uma tendência ascendente nas ameaças cibernéticas após um período de relativa estabilidade. No décimo mês do ano, foram registrados mais de 14,3 bilhões de ataques cibernéticos, totalizando 136 bilhões e 656 milhões de ameaças bloqueadas de janeiro a outubro. Isso representa uma cobertura de 93% em relação ao total de registros do ano anterior.
O Brasil permanece como um dos principais alvos do cibercrime, ocupando a quarta posição no ranking das nações mais afetadas por malware em setembro e outubro, com 4,6% e 4,8% dos ataques, respectivamente. Em outubro, o Japão liderou a lista com 22,7%, seguido pelos Estados Unidos (16,7%), Índia (5,4%), e Alemanha (4,2%) completando o top 5.
Quanto ao ransomware, os dados da Trend Micro indicam flutuações ao longo de 2023, com 1 milhão e 791 mil ataques registrados em outubro, a segunda maior incidência no ano e um acumulado de 12 milhões e 824 mil casos até então. Desde julho, a Tailândia mantém uma liderança destacada, representando 77,3% das ameaças de ransomware em outubro, seguida pelos Estados Unidos (6,6%) e Turquia (4,3%). Taiwan (1,4%) e Índia (1%) encerram a lista.
O relatório “Fast Facts” é emitido pela equipe de pesquisa da Trend Micro, fornecendo atualizações sobre o cenário de ameaças com base na análise da Trend Micro Smart Protection Network (SPN), que examina a infraestrutura de segurança de dados. Além dos sensores da SPN, os dados foram coletados por pesquisadores da Trend Micro, da equipe do Zero Day Initiative (ZDI), das equipes de Threat Hunting, TippingPoint, Serviço Móvel de Reputação de Aplicativos (MARS), Smart Home Network (SHN) e serviços de Reputação de IoT.
Para obter mais detalhes sobre o relatório Fast Facts de outubro de 2023, acesse aqui.