A Infosys (NSE, BSE, NYSE: INFY), líder global em consultoria e serviços digitais de próxima geração, anunciou uma parceria estratégica com a Shell New Energies UK Ltd (“Shell”), empresa internacional de energia, com o objetivo de impulsionar a adoção de serviços de resfriamento por imersão em data centers.
Nesse compromisso estratégico, a Infosys e a Shell combinarão suas competências em digital e energia, respectivamente, para criar um ecossistema de parceiros, oferecendo uma solução integrada para data centers sustentáveis. Esse avanço será possível por meio do uso do Shell Immersion Cooling Fluid, um fluido de resfriamento de imersão monofásico sintético projetado para otimizar a eficiência energética e o desempenho de servidores de dados e componentes de TI. Além disso, a Infosys contribuirá com o Infosys Topaz, um conjunto de serviços, soluções e plataformas AI-first que emprega tecnologias generativas de Inteligência Artificial (IA).
De acordo com estimativas do setor, os data centers são responsáveis por até 1,5% do consumo global de eletricidade e 1% das emissões globais de CO2. O aumento da demanda por data centers, impulsionado pela inteligência artificial, tende a aumentar significativamente o consumo de energia e as emissões de CO2.
A tecnologia de resfriamento por imersão apresenta potencial para reduzir até 30% das emissões de CO2 e uma redução de 48% na pegada energética. A Infosys e a Shell planejam testar essas práticas em seus próprios data centers antes de estender a oferta a clientes globais.
Ambas as empresas estão comprometidas com metas ambiciosas de sustentabilidade. A Infosys, que atingiu a neutralidade de carbono 30 anos antes do prazo estabelecido pelo Acordo de Paris, está empenhada em oferecer soluções que auxiliem os clientes em suas jornadas de descarbonização. Por sua vez, a Shell busca se tornar uma empresa de energia com emissões líquidas zero até 2050. Juntas, planejam utilizar as tecnologias digitais para monitorar e ajustar a tecnologia de resfriamento por imersão, visando a redução do consumo de energia e das emissões de CO2.
Ashiss Kumar Dash, vice-presidente executivo e chefe global de sustentabilidade, serviços, utilities, recursos e energia da Infosys, afirmou: “Em nossa colaboração com a Shell, visamos criar um futuro mais sustentável. Essa parceria integrará soluções digitais baseadas em IA para estabelecer data centers ambientalmente responsáveis, capazes de gerenciar cargas computacionais intensivas com hardware otimizado. Nossa meta é desenvolver soluções digitais e físicas que tornem a IA mais sustentável e escalável, exemplificando nosso compromisso em ajudar organizações a atingirem metas de sustentabilidade enquanto otimizam a eficiência operacional”.
Aysun Akik, vice-presidente de desenvolvimento de novos negócios e Global Key Accounts Downstream & Renewables da Shell Lubricants, comentou: “Acreditamos que nossa tecnologia de resfriamento por imersão pode desempenhar um papel crucial na redução do uso de energia em data centers, auxiliando os clientes a cumprir compromissos de sustentabilidade. Com base na tecnologia proprietária de gás para líquidos (GTL), os fluidos de resfriamento por imersão da Shell têm o potencial de reduzir custos, aumentar o desempenho e minimizar o impacto ambiental das operações de data centers como parte de uma solução integrada. Colaborar com a Infosys para integrar nossa tecnologia com soluções digitais proporcionará aos clientes ferramentas abrangentes de otimização de data centers, e estamos entusiasmados com a perspectiva de ajudá-los a descarbonizar”.