A Service IT, especializada em outsourcing e consultoria em TI e cibersegurança, em parceria com a Oracle, foi selecionada pelo MetrôRio para implementar o Oracle Cloud Infrastructure (OCI). Esta escolha foi feita pela concessionária para estabelecer sua nova estrutura de backoffice após a mudança no grupo controlador.
Sob a orientação da Service IT, a empresa de transporte tinha apenas seis meses para migrar os processos administrativos, contábeis e de manutenção do sistema SAP ERP, devido ao prazo de troca de controle. Visando economia e desempenho ágil, o OCI foi escolhido, com uma estimativa de redução de custos de 35% ao longo de cinco anos, comparado a outros modelos avaliados. A arquitetura “Three-Tier” no OCI, com bancos de dados em Exadata Cloud Services (ExaCS) e servidores de aplicação na Oracle Cloud Compute, oferece uma solução de nuvem integrada.
A arquitetura “Three-Tier” em OCI, com bancos de dados em Exadata Cloud Services (ExaCS) e servidores de aplicação na Oracle Cloud Compute, proporciona uma oferta completa e integrada de nuvem. Os bancos de dados Oracle tendem a ter um desempenho até 7,8 vezes mais rápido no Oracle Cloud Infrastructure (OCI) em comparação com outros provedores de nuvem, além de oferecer vários serviços de segurança e governança a preços competitivos.
O ambiente SAP do MetroRio estava inicialmente hospedado em um ambiente virtualizado VMware on-premise, utilizando a arquitetura “Three-Tier”. O desafio incluiu ajustar o projeto ao orçamento e dimensionar um novo licenciamento compatível com a Oracle Cloud (OCI).
Thiago Uchoa, Head de Cloud da Service IT, destaca a importância de considerar os requisitos técnicos dos sistemas e dos negócios ao adotar tecnologias. Ele enfatiza a necessidade de um parceiro de tecnologia especializado para uma transformação equilibrada e benéfica para o negócio.
Ao implementar o projeto, a economia foi evidente, considerando o capital necessário para a compra de servidores, cabeamento, refrigeração, licenças de banco de dados e atualizações de hardware ao longo dos anos. A migração para a nuvem, com consumo previsível, proporcionou à empresa uma estimativa de economia nos próximos cinco anos.
Apolo Moura de Araújo, Gerente de TI do MetroRio, destaca os desafios superados durante o projeto, sendo este o primeiro na nuvem, e ressalta a importância de contar com um parceiro capacitado e centrado no cliente para o sucesso da jornada.